11 de setembro: conheça filmes e documentários para entender melhor os ataques

O atentado ao World Trade Center completa 20 anos. No ataque terrorista, considerado o maior de todos os tempos, as torres gêmeas foram atingidas por dois aviões, deixando quase três mil mortos e mais de nove mil feridos

Torre gêmeas do World Trade Center | Foto: Reprodução

Neste sábado, 11, o atentado ao World Trade Center completa 20 anos. No ataque terrorista, considerado o maior de todos os tempos, as torres gêmeas foram atingidas por dois aviões, deixando quase três mil mortos e mais de nove mil feridos. O atentado chocou o mundo e entrou para a história. Anos após surgiram muitas produções que relatam histórias de sobreviventes, a luta de familiares de falecidos e análises sobre as decisões do governo norte-americano durante e após o atentado. Separamos seis delas para você entender melhor a tragédia do 11 de setembro.

Confira a lista filmes e documentários:  

11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente

É um documentário que conta a história do 11 de setembro pela perspectiva da presidência dos Estados Unidos com acesso às decisões-chave sobre o ocorrido. O documentário é feito em uma parceria entre Apple e BBC. A obra é narrada pelo ganhador do Oscar Jeff Daniels e relata as 12 horas seguintes ao ataque contra as Torres Gêmeas e conta com depoimentos do ex-presidente George W. Bush, o ex-vice-presidente Dick Cheney, a ex-Secretária de Estado dos Estados Unidos Condoleezza Rice entre outros membros do governo na época.

Voo United 93

O filme conta a história dos passageiros do voo 93 da United Airlines. Um dos voos sequestrados por terroristas da Al-Qaeda em 11 de setembro. O avião tinha alvo um ponto importante do governo americano, mas os passageiros evitaram uma tragédia maior.

Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra contra o Terror

Uma série documental original da Netflix dividida em cinco episódios, que acompanha os ataques terroristas lançados contra o World Trade Center pela Al-Qaeda em setembro de 2001. A série explora as origens da organização terrorista na década de 1980 até a violenta resposta dos Estados Unidos no Oriente Médio após os ataques.

Quanto Vale?

No filme mostra-se o papel de um advogado responsável por negociações de indenizações entre empresas e vítimas de familiares do atentado de 11 de setembro. A trama envolve a complicada relação de dor de familiares e vítimas com o ambiente burocrático que mistura a defesa da economia americana, com interesses de empresas aéreas que estavam em crise antes do atentado e deveriam pagar milhares de dólares em indenizações.

As Torres Gêmeas

O filme baseado em uma história real conta narra dois agentes da autoridade portuária, interpretados por Nicolas Cage e Michael Peña, que acabam ficando presos nos escombros do World Trade Center após ajudarem pessoas a saírem do local pouco antes das torres desabarem.

Come from Away: bem-vindos a Gander

É uma versão filmada do premiado musical da Broadway que conta a história de 7 mil pessoas que ficaram presas na pequena cidade de Gander, após todos os voos nos Estados Unidos serem cancelados em 11 de setembro de 2001.

Retratos de Uma Guerra Sem Fim

A série documental conta com quatro episódios comandados pelo jornalista da TV Globo, Marcos Uchôa, que pretende mostrar os cenários de antes e depois dos atentados, quais foram os conflitos, a crise no Afeganistão e quais são as repercussões até hoje. O repórter passa pelos Estados Unidos, Líbano, Paquistão, Síria, Irã e Iraque para contar a história. A produção entra para o catálogo do Globoplay no sábado, dia 11 de setembro, com todos os seus quatro episódios, inclusive para quem não é assinante. No domingo, 12, será exibido o primeiro episódio da série documental na GloboNews.

“11/09 – A vida sob ataque”

Um novo documentário da rede britânica BBC que reúne vários vídeos, inéditos de pessoas em Nova York  e que filmaram os ataques com as suas próprias câmeras. A produção é um novo retrato do dia que marcou de forma trágica o início do século 21.

O post 11 de setembro: conheça filmes e documentários para entender melhor os ataques apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.