• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

13 de setembro é o Dia Nacional da Cachaça: internautas paraenses dizem preferir cachaça de Jambu

A cachaça é uma bebida destilada originalmente brasileira. Pesquisadores da Embrapa afirmam que ela foi inventada em meados do século XVI pelos negros escravizados nas fazendas de cana e nos engenhos de açúcar.

Durante muito tempo, a cachaça foi considerada uma bebida de baixo status, consumida apenas por escravos e pela população pobre. No século XVII, a corte em Portugal proibiu a produção e a venda do destilado brasileiro, o que levou a uma revolta dos produtores contra a coroa portuguesa.

No dia 13 de setembro de 1661, a rainha Luísa de Gusmão liberou a produção e a comercialização da bebida no Brasil. Por isso, atualmente a data é celebrada como o Dia Nacional da Cachaça.

Hoje em dia, a bebida é produzida em todo o país com muitas variações e toques regionais. Uma enquete produzida pelo Portal Roma News buscou saber se os internautas do Pará bebem cachaça e em seguida, se a resposta fosse sim, qual seria a preferida? A de jambu, açaí, bacuri ou outros sabores do Pará.

58% dos internautas disseram que não bebem cachaça nenhuma, no entanto, 42% foram ao contrário e confessaram gostar de beber cachaça. A preferida da galera ganhou e é a típica de Jambu. A bebida é muito conhecida por tremer os berços.

No Brasil, a produção de cachaça é regulamentada por lei. O decreto publicado em 2003 determina que a bebida seja produzida com graduação alcoólica de 38 a 48% em volume, obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar.

Fonte: Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1