Com suspeita de câncer, Bolsonaro é submetido à biópsia em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por um procedimento para retirada de lesões na pele, na manhã do último domingo, em um hospital de Brasília. A equipe médica do DF Star informou que foi realizada a exérese cirúrgica, termo usado para remoção de pintas ou lesões cutâneas. O material foi encaminhado para biópsia.

Como cumpre prisão domiciliar, Bolsonaro precisou de autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para se deslocar até a unidade hospitalar. O pedido apresentou um relatório médico indicando a necessidade da retirada de lesões de nevo melanocítico do tronco e neoplasia de comportamento incerto da pele).

Diagnósticos

Segundo a dermatologista Paula Yume, as lesões de nevo melanocítico do tronco se refere a pintas comuns geralmente benignas, mas que podem levantar suspeita quando apresentam alterações de formato, cor, tamanho ou sangramento. Já a neoplasia de comportamento incerto da pele classifica lesões de comportamento incerto, nas quais não é possível definir clinicamente se são benignas ou malignas, por isso a necessidade de biópsia.

A principal preocupação é descartar melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele. Apesar de representar menos de 5% dos casos, ele responde pela maioria das mortes. Os tipos mais comuns de câncer de pele são os carcinomas basocelular (80% dos diagnósticos, de evolução lenta) e espinocelular (20%, mais agressivo e com risco de metástase).

Carlos Bolsonaro, um dos filhos do ex-presidente, revelou detalhes sobre a situação do pai em um vídeo publicado pelo senador Magno Malta (PL). “Retiraram sete pedaços profundos de pele dele para ver a possibilidade de um câncer ali”, explicou o parlamentar. 

Fora aqueles vômitos constantes, soluços que ele tem dormindo. É uma coisa agoniante. Não sei como é que ele consegue ficar com isso. Mas assim, a Michele está sendo uma guerreira com ele.

Exames

De acordo com o boletim médico, Bolsonaro teve oito lesões retiradas, localizadas no tronco e no braço direito. O resultado da análise patológica deve ficar pronto nos próximos dias e indicará a necessidade de tratamentos complementares.

Os exames também detectaram imagens residuais de pneumonia recente por broncoaspiração, quando líquidos e alimentos descem para os pulmões. Por isso, ele seguirá tratamento de refluxo em casa.

Prevenção e alerta

Especialistas reforçam que o câncer de pele tem altas taxas de cura quando identificado precocemente. Entre as medidas de prevenção, estão: uso diário de protetor solar, evitar exposição solar entre 10h e 16h, realizar consultas anuais com dermatologista e buscar atendimento médico diante de qualquer mudança em pintas já existentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.