Competição de kitesurf termina em morte de surfista

O atleta de kitesurf Victor Vilela morreu na tarde do último sábado (20), enquanto participava de um torneio em alto mar, no Tatajuba Kite Festival 2025, realizado Camocim, no interior do Ceará.

De acordo com a Polícia Civil, a causa da morte foi afogamento. Segundo testemunhas, a linha do kite se enroscou no pescoço de Victor durante a prova, fazendo com que ele caísse do equipamento.

O caso está sendo investido pela Delegacia de Camocim.

Nas redes sociais, pessoas que estavam presentes na competição relataram a falta de itens básicos de segurança, como moto aquática, guarda-vidas, socorristas e UTI móvel. Esses recursos estão previstos em protocolos internacionais para atividades em águas abertas.

Por meio de nota publicada no Instagram, a organização anunciou o cancelamento do evento após a morte do atleta. A programação contava com provas de Kite Race e Big Air.

Em respeito à memória do atleta, à sua família e aos amigos, a organização cancela integralmente o evento. Estamos consternados. Equipe, atletas e parceiros estão em luto. Manifestamos nossas sinceras condolências — nossa solidariedade e respeito estão com os envolvidos“, diz o texto.

O que é Kitesurf
O Kitesurf é um esporte aquático que utiliza um kite, ou papagaio, e uma prancha como suporte para os pés. O objetivo é “voar” e deslizar sobre a água, puxado pelo kite. Ou seja, essa prática mistura outras atividades como windsurf, surf e wakeboard.

Veja:

  • Acidente mata seis membros de uma família; saiba quem eram
  • Corpos encontrados em banheiras de motéis intrigam polícia; entenda
  • Veja último vídeo de JP Mantovani antes de acidente fatal
Adicionar aos favoritos o Link permanente.