Os Estados Unidos afirmaram, em nota publicada nas redes sociais, que esperam que o Brasil “contenha” o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a quem classificam como um “violador de direitos humanos já sancionado”.
Segundo o texto, o juiz estaria adotando medidas que ameaçam a relação histórica entre os dois países.
“Os Estados Unidos continuam a esperar que o Brasil contenha o descontrolado ministro do STF, Moraes, antes que ele destrua completamente a relação que nossos grandes países desfrutam há mais de dois séculos”, diz a publicação que traduz a postagem do parlamentar norte-americano Christopher Landau.
.@DeputySecState: Os Estados Unidos continuam a esperar que o Brasil contenha o descontrolado ministro do STF, Moraes, antes que ele destrua completamente a relação que nossos grandes países desfrutam há mais de dois séculos. Em vez de buscar uma solução para resolver a crise, o… https://t.co/4JQ4yJ9Rg0
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) September 17, 2025
Tensão diplomática
O comunicado acusa Moraes de usar o processo judicial para perseguir uma “agenda política” e destaca que Washington não aceitará que decisões ligadas a ele tenham impacto em território norte-americano.
“Os Estados Unidos não permitirão que Moraes estenda seu regime de censura ao nosso território”, acrescenta a nota.



