Foto da ONU mostra Trump atento ao discurso de Lula na Abertura da Assembleia Geral

Uma fotografia divulgada nesta terça-feira (23) pela Organização das Nações Unidas (ONU) capturou um momento peculiar nos bastidores da Assembleia Geral: o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atento ao discurso de abertura do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

No discurso inaugural da 80ª edição da Assembleia Geral – uma tradição brasileira – o petista classificou como “inaceitável” qualquer agressão ao Poder Judiciário brasileiro, ao mesmo tempo em que condenou a ação, segundo ele, dos “falsos patriotas”

Ele reafirmou que a democracia e a soberania do Brasil são inegociáveis, destacando que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado serviu como um aviso global.

Entre outros pontos, Lula defendeu a regulação das plataformas de redes sociais e, ao abordar o conflito em Gaza, criticou as ações de Israel contra o grupo Hamas, afirmando que “nada justifica o genocídio em curso”. A questão climática também foi pauta do discurso, com o convite aos líderes mundiais para a COP30, que será sediada em Belém, Pará.

Discurso de Trump

Posteriormente, em seu discurso no evento, Donald Trump também dirigiu atenção ao Brasil. O ex-presidente norte-americano acusou o país de impor “grandes tarifas” em retaliação a supostos esforços “sem precedentes para interferir nos direitos e nas liberdades dos cidadãos americanos”, mencionando “censura, repressão, uso político das instituições, corrupção judicial e perseguição a críticos políticos nos EUA”. 

Mas, ao mesmo tempo, Trump destacou que teve uma “química excelente” com o presidente brasileiro, a quem descreveu como “um cara muito agradável”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.