A sessão da tarde desta quinta-feira (25) marcou a despedida de Luís Roberto Barroso da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, uma troca de elogios chamou a atenção entre Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Com a voz embargada, Mendes disse que Moraes está fazendo um “trabalho heroico”.
“E aqui os meus encômios ao papel singular do trabalho heroico do ministro Alexandre de Moraes”, disse Gilmar Mendes, que precisou interromper o discurso para tomar uma água. Moraes prontamente agradeceu o colega pelos elogios.
Gilmar Mendes também aproveitou para parabenizar Luís Roberto Barroso por sua histórica gestão à frente do STF. Na visão dele, apesar das tentativas de forças externas, a casa sempre se manteve muito correta em suas decisões.
“Até então, apenas outros nove ex-chefes de Estado haviam sido condenados por golpes de Estado após a Segunda Guerra Mundial. Isso ocorre porque são poucos juízes e tribunais que estão dispostos a arcar com o pesado ônus, no nosso caso, ainda mais pesado, dada a participação singular de forças externas [EUA], decorrente do cumprimento do dever de aplicar a lei.”
Nova presidência do STF
A partir de agora, Edson Fachin será o novo presidente do Supremo Tribunal Federal no biênio (2025-2027). Alexandre de Moraes será o vice-presidente. A posse ocorrerá no dia 29 de setembro.
Veja mais no Bacci Notícias:
- STF tenta intimar Eduardo Bolsonaro, mas não o encontra em dois endereços
- Defesa de Bolsonaro solicita ao STF revisão de prisão domiciliar
- PF descarta indiciamento de Carla Zambelli por suposta tentativa de coagir ministros do STF



