Igreja no Brasil guarda parte do corpo de ‘santo da internet’

A Paróquia Cristo Rei, localizada no bairro Velha, em Blumenau, guarda uma relíquia muito especial: parte do corpo de São Carlo Acutis, o jovem italiano conhecido como o santo da internet’. Fios de cabelo do santo foram trazidos de Assis, na Itália, em janeiro de 2023, a pedido do bispo Dom Rafael. A igreja é a única em toda a Diocese de Blumenau — formada por 41 paróquias em 13 municípios do Vale do Itajaí — a possuir uma relíquia de Carlo Acutis.

Segundo o pároco, Padre Carlos Ronaldo Evangelista da Silva, a chegada do relicário fortaleceu a fé da comunidade e despertou grande devoção. “Ele era companheiro. Era simples. Era humilde, cativava as pessoas e é esta experiência que nos fez aproximar dele. Admiramos sua intensidade e a fé que tinha mesmo sendo tão jovem”, afirmou.

A relação da comunidade com Carlo Acutis começou antes mesmo da vinda da relíquia. Uma imagem do santo foi inicialmente exposta na igreja e, posteriormente, instalada na fachada do templo, atraindo a atenção de moradores e despertando curiosidade sobre sua vida. “Muitos começaram a pesquisar sua história na internet e, assim, passaram a conhecê-lo”, relatou o padre.

Com o tempo, a devoção se espalhou entre crianças, jovens e famílias da paróquia. A comunidade chegou a promover peças teatrais sobre a vida de Carlo Acutis e recebeu relatos de graças atribuídas à sua intercessão. “Hoje somos uma comunidade mais jovem, alegre e renovada. Vivemos a fé e o cuidado com os pobres com mais intensidade, graças ao testemunho de Carlo”, disse o pároco.

Santo da Internet

Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia, mas deixou um legado de evangelização através das redes sociais. Criou um site para divulgar milagres eucarísticos e tornou-se referência entre jovens católicos no mundo inteiro. Beatificado em 2020, foi canonizado em 2025 e é hoje reconhecido oficialmente pela Igreja como exemplo de santidade.

Em fevereiro, a igreja de Blumenau recebeu uma exposição internacional sobre os milagres de Carlo Acutis, reforçando seu legado e aproximando ainda mais os fiéis de sua história.

Os interessados em conhecer a relíquia podem participar das missas na Paróquia Cristo Rei, localizada na Rua João Pessoa, 3085, nos seguintes horários: segunda, terça, quinta e sexta-feira, às 6h30; quarta-feira, às 19h30; sábado, às 19h; e domingo, às 8h e 19h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.