Premier da Polônia: “País está preparado para reagir”

Nesta quarta-feira (10), o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, declarou que o país está preparado para “reagir a ataques e provocações” após a derrubada de drones russos que invadiram o espaço aéreo nacional.

“Estamos lidando com uma provocação em grande escala. Estamos prontos para repelir tais provocações”, afirmou o premiê polonês, destacando a seriedade da situação e a necessidade de preparação para “diversos cenários”.

Tusk detalhou que três drones de origem russa foram abatidos, mas revelou que o espaço aéreo polonês foi violado 19 vezes, sem fornecer mais pormenores sobre as demais ocorrências. A operação para localizar todos os artefatos ainda prossegue.

Em coletiva de imprensa, o primeiro-ministro ressaltou que, embora a Polônia não esteja em estado de guerra, o país “nunca esteve tão perto de um conflito armado desde a 2ª Guerra Mundial”.

Paralelamente, o presidente polonês, Karol Nawrocki, classificou o incidente como um evento “sem precedentes na história da OTAN”. Diante da situação, o governo polonês convocou o encarregado de negócios da Rússia no país para exigir explicações, conforme noticiado pela agência russa RIA Novosti.

A polícia polonesa informou que ao menos dois drones já foram encontrados em território nacional. Um deles, de acordo com a imprensa local, atingiu um prédio residencial, mas felizmente não deixou feridos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.