Robert Redford, ícone de Hollywood e vencedor do Oscar, morre aos 89 anos

O ator e cineasta Robert Redford, um dos nomes mais consagrados da história do cinema, morreu aos 89 anos, segundo informou o New York Times. A morte foi confirmada por Cindi Berger, diretora executiva da empresa de publicidade Rogers & Cowan PMK, que disse que ele faleceu durante o sono. A causa não foi especificada.

Redford construiu uma carreira marcada pela versatilidade e pelo prestígio, tanto diante quanto atrás das câmeras. A partir dos anos 1960, destacou-se em produções que se tornaram clássicos do cinema, como Butch Cassidy (1969), Golpe de Mestre (1973) e Todos os Homens do Presidente (1976). Seu carisma e elegância o transformaram em um símbolo da sétima arte.

Como diretor, conquistou o Oscar de Melhor Direção por Gente como a Gente (1980), além de receber um Oscar honorário em 2002, reconhecido como uma “inspiração para cineastas de todo o mundo”.

Além da carreira artística, Redford deixou legado como produtor e ativista. Foi fundador do Instituto Sundance, que originou o Festival de Sundance — hoje uma das principais vitrines do cinema independente mundial. Também se engajou em causas ambientais e sociais, consolidando-se como uma voz respeitada além das telas.

Figura central na cultura americana, Robert Redford será lembrado como artista multifacetado, ativista engajado e um dos maiores nomes da história de Hollywood.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.