Urgente: ex-delegado geral conhecido por combater o PCC é morto

O ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, foi encontrado morto nesta segunda-feira (15) na Praia Grande, no litoral de São Paulo.

De acordo com apurações do BacciNotícias, um veículo passou atirando mais de dez vezes contra o carro de Ruy, que foi atingido. Com os disparos, ele perdeu o controle, capotou e colidiu contra um ônibus.

O incidente aconteceu em frente ao CER, na Avenida Marginal, próximo ao Fórum de Praia Grande.

No início dos anos 2000,Ruy Ferraz Fontes foi um dos primeiros a investigar e a indiciar por formação de quadrilha os fundadores e principais líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital) .

Em 2019, a facção criminosa chegou a planejar a morte do ex-delegado-geral da Polícia Civil, Ruy Ferraz Fontes, assim como de um investigador de São Bernardo do Campo e de outro do DEIC (Departamento de Investigações Criminais).

O esquema foi identificado por policiais do próprio DEIC durante a investigação de uma célula da organização criminosa conhecida como Bonde dos 14, localizada em Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo.

A polícia investiga a morte.

Quem era Ruy Ferraz Fontes

Ruy é delegado de Polícia há mais de quatro décadas, formado em Direito pela Faculdade de São Bernardo do Campo e com especialização “latu sensu” em Direito Civil na mesma instituição.

Ao longo de sua carreira, também se especializou em Administração Geral e Financeira em Órgãos Públicos e participou de cursos internacionais, como o Programa Anti-Drogas e Anti-Terrorismo, promovido pelo Ministério do Interior da França, e o curso de Aperfeiçoamento em Repressão às Drogas em Vancouver, oferecido pela Polícia Montada do Canadá.

Iniciou sua trajetória como delegado titular da Delegacia de Polícia de Taguaí (Deinter 7). Posteriormente, atuou como delegado assistente na Divisão de Homicídios do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), delegado titular da 1ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes do DENARC e da 5ª Delegacia de Investigações Sobre Furtos e Roubos a Bancos do DEIC, além de comandar outras unidades na capital paulista.

Ruy também esteve à frente da Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo e ocupou o cargo de Diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP). Além da carreira policial, atuou como professor assistente de Criminologia e Direito Processual Penal na Universidade Anhanguera e como docente de Investigação Policial na Academia da Polícia Civil de São Paulo.

Em janeiro de 2023, Ruy assumiu a Secretaria de Administração de Praia Grande.

*Em atualização

Adicionar aos favoritos o Link permanente.