Começa Oktoberfest Blumenau 2025, que mira novo recorde e espera movimentar R$ 450 milhões em SC

Maior festa alemã das Américas começa nesta quarta-feira (8) e gera 6 mil empregos diretos e indiretos

Festa reforça o papel de Blumenau como principal destino turístico de outubro

A Oktoberfest Blumenau 2025 promete repetir o impacto milionário na economia catarinense. Segundo estimativas do Parque Vila Germânica, o evento deve movimentar cerca de R$ 450 milhões em Santa Catarina, uma prova de que funciona como a maior força econômica do turismo no segundo semestre. Afinal, a expectativa da administração é de que mais de 500 mil pessoas venham até a maior festa alemã das Américas, que celebra a 40ª edição.

— A Oktoberfest Blumenau do ano passado foi marcada por uma movimentação financeira bastante positiva, consolidando o evento como um dos maiores impulsionadores econômicos de Santa Catarina. Estimamos um impacto superior a R$ 450 milhões na economia do Estado, resultado do consumo direto na festa, da ocupação hoteleira, da movimentação no setor gastronômico e do turismo regional — confirma Guilherme Guenther, diretor-geral do Parque Vila Germânica.

Na edição de 2024, 579 mil visitantes passaram pelo Parque Vila Germânica para apreciar a cultura alemã, o que é 27,5% a mais do que o público de 2023. Por isso, as expectativas para esta edição de 2025 são altas, com o ideal de manter e até superar essa marca do ano passado ao longo dos 19 dias de festa. Em 2022, pós-pandemia, mais de 600 mil passaram pelo zicke-zacke.

Lucro recorde e alta na movimentação

Em 2024, a Oktoberfest Blumenau registrou números históricos, com lucro líquido de R$ 9,6 milhões e receita total de R$ 28,4 milhões, um recorde que não era batido desde 1984. O resultado representa um crescimento de quase 60% em relação a 2023, quando o superávit foi de R$ 6 milhões.

Um dos motivos para a alta foram os patrocínios corporativos, que aumentaram em comparação com o ano anterior e somaram R$ 14,7 milhões. A 39ª Oktoberfest marcou, também, o primeiro ano de licenciamento da marca oficial, com mais de 60 mil produtos vendidos. Por isso, a venda de produtos oficiais, que ultrapassou R$ 2 milhões, também conta como um fator que contribuiu para o lucro recorde, segundo a administração.

Por isso, para o diretor-geral do Parque Vila Germânica, a projeção para esta 40ª edição é de crescimento em relação ao ano passado. Esse aumento deve ocorrer por conta da expectativa de público, sendo mais de 500 mil visitantes esperados, e do investimento contínuo em estrutura, conforto e experiências.

— A celebração da 40ª Oktoberfest será um marco, com ações especiais que devem atrair tanto novos visitantes quanto o público fiel que acompanha a festa há décadas. A equipe está trabalhando para que esta seja a maior e mais emblemática edição da história. O foco está na qualidade da experiência oferecida ao público, o que naturalmente se reflete na movimentação financeira e turística — afirma Guilherme Guenther.

Segundo a Secretaria de Turismo e Lazer, parte desse lucro é reinvestida em eventos estratégicos do calendário local, como o Natal, a Páscoa e o Réveillon em Blumenau.

Consumo concentrado e tecnologia em tempo real

Durante a última edição, o pico de vendas ocorreu no segundo sábado, dia 19 de outubro, quando o sistema cashless (o Oktober Karte) registrou R$ 6,27 milhões em movimentação, que também considera a receita vinda de chope, alimentação e souvenirs em lojas. Nos três sábados de festa, a média de consumo foi de R$ 5,7 milhões, mais do que o dobro das sextas-feiras, que ficaram em torno de R$ 2,6 milhões, segundo levantamento do colunista Pedro Machado, do NSC Total.

O sistema digital de pagamentos, o cashless, permite rastrear o comportamento do público e otimizar operações de segurança, atendimento e logística. É através dessa tecnologia que sabemos, por exemplo, que os maiores picos de consumo foram nos fins de semana à noite, entre às 20h e 0h.

Uma pesquisa da Serasa, em parceria com a Opinion Box, mostra que catarinenses estão fazendo as contas antes mesmo de entrar na festa. A pesquisa entrevistou 321 participantes no Estado e, segundo o levantamento, 42% daqueles que já garantiram o ingresso pretende gastar até R$ 300 na edição deste ano. A maioria (61%) admite estar se planejando financeiramente para não transformar a folia em dor de cabeça.

Ainda assim, o controle de gastos pesa nas escolhas: 64% dos participantes disseram que devem ir em somente um ou dois dias de festa. Para quase metade (46%), a Oktoberfest não compromete a renda mensal por conta do planejamento prévio. Já 48% assumem que o impacto é real, mas que ainda dá para lidar, enquanto somente 6% confessaram sentir a renda diretamente comprometida.

Impacto no turismo e na rede hoteleira

O efeito econômico da Oktoberfest vai muito além do Parque Vila Germânica. De acordo com Tatiana Honczaryk, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), a ocupação hoteleira chega a ser de 70% durante os dias de semana no mês de outubro e os hotéis chegam a praticamente lotar no sábado e domingo. Porém, garante não haver um risco de saturação, já que as hotelarias se preparam para a alta demanda e alguns turistas também adotam outras estratégias, como escolher locações em cidades vizinhas ou até buscar por aplicativos de hospedagem.

— A cada ano, os hotéis e os restaurantes têm usado estratégias bem interessantes para tanto suprir a alta demanda como oferecer uma experiência inovadora e acolhedora para todos os que vêm visitar a festa e participar dela. Entre elas, a decoração especial, alimentação típica da região da Alemanha, serviços diferenciados de transporte e até de apoio, como um kit salva-vidas para quem beber e passar mal — conta.

Tatiana observou que a fidelidade entre os clientes aumentou tanto na festa quanto nas redes hoteleiras. O perfil do turista que visita a Oktoberfest nos últimos cinco anos, conforme explica a presidente, são brasileiros de outros estados, que representam cerca de 48% do público da festa. Os outros 52% são catarinenses e moradores que também não deixam de perder a folia.

O município possui 5.377 leitos, mas a demanda por hotéis se estende a cidades próximas como Pomerode, Timbó, Indaial e Gaspar, conforme o levantamento do Sihorbs. Em 2024, a média geral de ocupação foi de 80,73% de ocupação em toda a rede hoteleira durante o mês de festa. Por isso, a expectativa é de manutenção desse patamar neste ano.

Alta demanda em aeroportos reforça operações de voos

A cerca de uma hora de Blumenau, sendo um dos principais acessos aéreos à cidade, o Aeroporto Internacional de Navegantes também mantém expectativas altas para a festa e reforçou as operações para outubro. São 252 mil assentos, distribuídos entre voos de chegadas e partidas, e 1.531 voos previstos, tanto regulares quanto extras. É um aumento de 14% nas operações em relação a agosto.

As companhias Gol e Azul também aumentaram as ofertas para atender à demanda, com destaque para a Gol, que lidera tanto em operações regulares (721) quanto em extras (76). A Latam também opera no aeroporto com voos regulares.

A animação para a festa é tanta que o aeroporto de Navegantes até preparou uma série de ações de recepção especial neste mês. Quem desembarca rumo à Oktoberfest Blumenau é recebido com muita animação por uma banda típica alemã na área pública do setor de embarque, que toca em dias específicos para contagiar os passageiros com um pouco da energia esperada no Parque Vila Germânica.

Geração de empregos e renda extra

Mais do que celebração da cultura alemã regada à cerveja, a festa também é oportunidade de renda para muita gente. Conforme foi visto na edição do ano passado, a Oktoberfest gera cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos em Blumenau e região, mas a expectativa deste ano é de ampliar esse número, segundo Guilherme Guenther.

— Atualmente, mais de 600 pessoas já atuam diariamente na montagem da estrutura da festa. Esse movimento se estende a toda a cadeia produtiva da cidade e da região, envolvendo desde fornecedores e prestadores de serviço até o setor de hotelaria, transporte e alimentação — elabora o diretor-geral do Parque.

A presidente da Sihorbs elabora que a geração de empregos nessa época de festa se concentra no Parque Vila Germânica, uma vez que a rede hoteleira já tende a contar com uma estrutura para atender 100% da ocupação. Porém, Tatiana conta que os restaurantes aumentam em cerca de 15% a contratação temporária justamente para atender a alta demanda.

A pesquisa do Serasa, com a Opinion Box, mostra que um em cada 10 catarinenses pretende conciliar diversão com trabalho temporário na festa. Entre aqueles que buscam essas vagas, 43% planejam atuar diretamente na Oktoberfest, e 27% em bares e restaurantes da cidade. Além de movimentar o turismo, a festa cria oportunidade de renda complementar. 39% dos entrevistados afirmaram que pretendem usar o valor extra para formar uma reserva financeira, enquanto 18% vão direcionar o ganho para pagar dívidas.

Como são os desfiles da Oktoberfest Blumenau? Veja fotos

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