Utilizando dinheiro público, o deputado federal Célio Studart (PSD-CE) patrocinou uma postagem com fotos sem camisa em seu perfil do Instagram. Os posts foram direcionados para um público específico na rede social: mulheres jovens.
Defensor da causa animal, o deputado de 36 anos foi o quinto que mais gastou com redes sociais em 2023 – sendo R$50 mil só com o Instagram. Segundo levantamento do Núcleo – site especialista em redes sociais – as fotos eram impulsionadas para alcançar mulheres entre 18 e 24 anos.
Deputado patrocinou fotos na academia e no carnaval
Entre fevereiro e março deste ano, o deputado gastou cerca de R$2,3 mil em impulsionamentos de 8 anúncios que não haviam mensagens políticas ou atividades parlamentares, mas sim fotos na academia e no carnaval.
No total, cerca de R$5,5 mil desse investimento pode ter sido direcionado para 14 anúncios em postagens pessoais (11% do investimento total). Em 2023, um anúncio do deputado exibia uma foto sem camisa mostrando sua tatuagem de um cachorro no braço.
“Alguns tatuam o nome de namorada ou namorado. Eu prefiro apostar em um amor que sei que é incondicional! Os anjos!”, escreveu Studart em uma legenda em referência aos animais – causa defendida pelo político.
Gabinete do parlamentar se pronunciou sobre fotos sem camisa
“As métricas das redes sociais do deputado mostram que o público feminino é majoritário, tanto no que diz respeito aos seguidores como também no engajamento das publicações”. Segundo a nota, a segmentação do público destinado para mulheres é “natural”.
A nota afirma ainda que as postagens impulsionadas ao público feminino têm a ver com as bandeiras do mandato. “Importante pontuar que gastos com impulsionamento de conteúdos em redes sociais são uma prerrogativa dos mandatos e integram a CEAP, a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar.”