Airbus A330 roda no ar por 4 horas com falha de motor até voltar à origem




Um incidente chamou a atenção nesta última quarta-feira, dia 8 de setembro, quando um Airbus A330 precisou ficar rodando pelo céu por quatro horas antes de prosseguir para o pousa, após um dos motores apresentar problemas em voo.

A ocorrência aconteceu com o A330-300 da Turkish Airlines registrado sob a matrícula TC-JOB, que havia decolado à noite do Aeroporto de Istambul, na Turquia, para Joanesburgo, na África do Sul, operando o voo de número TK-42.

Airbus A330 da Turkish Airlines, semelhante ao envolvido no incidente

Durante a fase de subida, a aeronave apresentou um problema no motor esquerdo, gerando fortes ruídos e estrondos, seguidos de repetitivas emissões de chamas. O momento foi registrado por um passageiro a bordo, conforme os dois vídeos que você pode ver abaixo:




Nos dois vídeos acima é possível observar alguns clarões provenientes de chamas que surgem com intermitência na parte traseira do motor. Alguns passageiros ficaram assustados com a situação.

Conforme relata o The Aviation Herald, os pilotos desligaram o motor problemático do A330 e, como estavam com os tanques cheios para uma viagem de mais de nove horas, precisaram realizar órbitas de espera, para queimar o combustível e reduzir seu peso até o limite máximo de pouso.

Mais de 20 órbitas de espera foram realizadas pelo jato sobre o Mar Negro, totalizando mais de quatro horas de voo até o pouso no aeroporto, que aconteceu sem outras intercorrências.

Abaixo é possível observar os dados obtidos através da plataforma de rastreamento RadarBox, mostrando a rota da aeronave, bem como suas órbitas de espera e o retorno ao aeroporto.

Imagem: RadarBox




Após o pouso, a aeronave foi desembarcada em segurança, e os passageiros foram embarcados em um segundo Airbus A330, cinco horas após o incidente. Segundo dados do RadarBox, até o momento da publicação desta matéria, mais de dois dias após o problema, a aeronave permanece em solo.

Leia mais:

Em pane, Airbus A320 fica 1h15 em órbitas e voa mais 1h20 até pousar

Avião iraniano não consegue pousar e faz desvio de quase mil quilômetros

O post Airbus A330 roda no ar por 4 horas com falha de motor até voltar à origem apareceu primeiro em AEROIN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.