Ambulante relata ser impedido de retornar à praia de Salvador após sair para entregar pedido: ‘Só tem Covid no Porto da Barra?’


Segundo o diretor da Guarda Municipal, Maurício Lima, não há nenhuma limitação de acesso para ambulantes no local. Barraqueiros reclamam de fiscalização da Guarda Municipal na praia do Porto da Barra
Um ambulante identificado pelo prenome de Diego relatou ser impedido pela Guarda Civil Municipal de retornar à faixa de areia da praia do Porto da Barra, em Salvador, após sair para entregar o pedido de um cliente neste sábado (11).
“Só tem Covid no Porto da Barra, é? Não tem em outro lugar, não?”, questionou indignado.
O acesso ao Porto da Barra está sendo controlado para evitar aglomerações no local em meio à pandemia da Covid-19. A capacidade permitida é de 80% da ocupação. A medida já havia sido tomada no último fim de semana.
De acordo com Diego, a praia estava vazia e não chegava nem a 30% da ocupação.
“Ele falou que até quem trabalha na praia, ia subir e não ia retornar para o trabalho, mas isso não existe em lugar nenhum. Eles só ficam pegando no pé no Porto da Barra, porque se você for ver em outro lugar está tudo lotado, ônibus cheio, metrô cheio, shopping cheio e o preconceito só no Porto da Barra” disse.
Segundo o diretor da Guarda Municipal, Maurício Lima, não há nenhuma limitação de acesso para os ambulantes no local.
“Todos os comerciantes que querem sair e voltar não estão tendo nenhuma limitação. Estamos permitindo total acesso, não há nenhum problema em relação a isso”, explicou.
Ainda segundo Maurício, a maré está subindo e a praia tem ficado com a faixa de areia cada vez mais curta. Ele ainda disse que a taxa de ocupação no local já é de 80%.
Aglomerações no Porto da Barra
No dia 22 de agosto, uma aglomeração e até apresentação musical foram registradas na praia da Barra. O evento contou com percussão e música, em um clima de “Carnaval fora de época”.
Já no dia 29 de agosto, a região do porto da Barra ficou lotada. O acesso à areia foi controlado, mas quando as pessoas deixavam o local, se aglomeravam no calçadão e sem máscara. Além disso, quem chegava depois da capacidade permitida da ocupação, também ficava no calçadão.
As praias estão autorizadas a abrirem em Salvador, todos os dias da semana, de acordo com a Fase Verde de retomada das atividades. Porém, o Porto da Barra só pode abrir de terça a domingo. Para ter acesso, é preciso seguir os protocolos de segurança a Covid-19, como uso de máscara, quando estiver fora do mar, e distanciamento entre os banhistas.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.
Praia do Porto da Barra, em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Assista aos vídeos do G1 e TV Bahia 💻
Ouça ‘Eu Te Explico’ 🎙
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.