ANAC lança lista de documentos de segurança cibernética na aviação civil

Imagem ilustrativa – Boeing 777-300 da British Airways




A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) criou, por meio do Grupo de Trabalho de Segurança Cibernética (GTSC), o Compêndio de Bibliografia sobre Segurança Cibernética (CBCiber), que consiste em uma lista de documentos sobre segurança cibernética para consulta, consolidando em um mesmo ambiente as literaturas nacional e internacional. O compêndio será atualizado continuamente, de acordo com a adição de novas literaturas.

Esse trabalho foi produzido por meio da aplicação de Microsoft Power Business Intelligence, o que facilita a classificação e, portanto, torna mais ágil a identificação de materiais de interesse pelo leitor por meio desta ferramenta de procura.

O Grupo de Trabalho de Segurança Cibernética (GTSC), criado pela ANAC em 2020, tem o objetivo de estudar o tema de segurança cibernética na aviação civil e propor um conjunto de ações estruturantes e diretrizes para uma política regulatória da segurança cibernética na aviação civil brasileira.




Desde a sua criação, o grupo realizou uma pesquisa de Melhores Práticas internacionais (Benchmarking) quanto ao tema, tendo sido identificado um compêndio desenvolvido pela International Air Transport Association (IATA) que contém um compilado de documentos sobre segurança cibernética (normas, manuais, padrões, estudos, dentre outros) chamado: Compilation of Cyber Security Regulations, Standards, and Guidance Applicable to Civil Aviation, de janeiro de 2021.

Caso conheça algum documento sobre segurança cibernética e queira compartilhar na listagem de bibliografia de segurança cibernética, envie um e-mail para gsac.sia@anac.gov.br.

Informações da ANAC

Leia mais:

ANAC lança primeiro manual sobre segurança cibernética na aviação civil

Grupo da ANAC que discute casos de sequestro de aviões define novos trabalhos

O post ANAC lança lista de documentos de segurança cibernética na aviação civil apareceu primeiro em AEROIN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.