Ângulo raro: astronauta fotografa a Terra vista de lado

O astronauta francês Thomas Pesquet registrou o planeta Terra por um ângulo raro em uma fotografia capturada a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A imagem mostra o planeta visto de lado, com as luzes da cidade contrastando com as estrelas.

Astronauta francês Thomas Pesquet registra Terra em ângulo inusitado – Foto: Reprodução Internet/ND

Integrante da ESA (Agência Espacial Europeia), Thomas Pesquet, afirmou que fazer a fotografia foi um processo difícil e demorado. Ele embarcou no final do mês de abril com outros três astronautas rumo à ISS, a bordo da missão Alpha.

Segundo o portal R7, a fotografia foi publicada por Pesquet em seu perfil no Twitter, onde ele compartilha mais registros feitos do espaço, como o contraste de cores e formas na orla de Saint-Laurent, uma cidade na província de Quebec, no Canadá.

A ISS viaja a cerca de 30 mil quilômetros por hora, dificultando o registro de boas fotografias.

“Essas fotos são difíceis de tirar. Você precisa de um longo tempo para preparar o obturador [parte da câmera que controla o tempo de exposição e a entrada de luz]. Portanto, o fotógrafo precisa ficar extremamente imóvel segurando a câmera, e a Estação Espacial se move tão rápido que haverá algum movimento de qualquer maneira… as complexidades da fotografia espacial”, disse o astronauta.

Conforme explicou o astrônomo Juan Carlos Muñoz, que retuitou a imagem do astronauta francês, a faixa laranja que aparece na foto se deve à emissão natural de átomos de sódio nas camadas superiores da atmosfera, originários da queima de meteoros.

Quando entram em contato com a atmosfera, esses átomos elevam o nível de sua energia, criando uma camada de brilho visível do espaço.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.