ATR da Azul indica anormalidade no motor e precisa retornar à origem

ATR-72 da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido no incidente




Um incidente com uma aeronave da Azul Linhas Aéreas foi registrado na noite do último dia 30 de agosto, conforme você acompanha a seguir em informações que constam no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Segundo o banco de dados do CENIPA, a ocorrência se deu com o ATR 72-600 registrado sob a matrícula PR-AKC quando estava realizando um voo regular de cargas, partindo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para Guarulhos, em São Paulo.

O bimotor decolou do Aeroporto Internacional Salgado Filho pouco depois das 23h00 locais, no entanto, durante a fase de subida, os dois tripulantes a bordo se depararam com a indicação de ‘ENG#2 PARAMETERS OSCILATIONS’, que significa uma oscilação dos parâmetros do motor de número 2 (asa direita).




Diante da anomalia, os pilotos inciaram a leitura do Manual de Referência Rápida (QRH) da aeronave e, a partir dos procedimentos referentes à indicação recebida, decidiram que o melhor a se fazer era retornar ao aeroporto de origem.

A aeronave sendo virada para o retorno – Imagem: RadarBox

O pouso aconteceu cerca de meia hora após a partida, sem intercorrências, e o CENIPA classificou a ocorrência como um ‘incidente’, sem danos à aeronave.

Na final da manhã seguinte, 1º de setembro, o ATR 72 partiu para mais um voo que decolou e logo retornou a Porto Alegre, porém, neste caso, não há informações que definam se houve nova indicação de problema ou se foi apenas um voo local de teste após intervenção de manutenção.

O segundo voo após o problema de motor – Imagem: RadarBox

Por fim, mais um dia adiante, na manhã do dia 2 de setembro o PR-AKC cumpriu com sucesso um voo regular de Porto Alegre até Uruguaiana (RS).




Leia mais:

ATR-72 tem pane em voo para Joinville e pousa onde decolou após 1h14min

ATR-72 da Azul tem flaps desalinhados após decolagem e precisa retornar a Campinas

O post ATR da Azul indica anormalidade no motor e precisa retornar à origem apareceu primeiro em AEROIN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.