Bolsonaro sobre Covid-19: “Acho que peguei de novo e nem fiquei sabendo”

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta segunda-feira (13/9), que acredita ter sido reinfectado pela Covid-19. Em julho do ano passado, o chefe do Executivo anunciou que estava com o novo coronavírus. No dia 25 do mesmo mês, anunciou que estava curado.

Além de Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão também apresentou diagnóstico positivo para a Covid-19, bem como a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

“Eu não tomei vacina e estou com 991 [quantidade do anticorpo Imunoglobulina G]. Acho que peguei de novo e nem fiquei sabendo”, opinou Bolsonaro, em conversa com apoiadores na saída do Palácio do Alvorada. O momento foi registrado e divulgado por um canal simpatizante ao governo.

Na quinta-feira (2/9), o mandatário disse, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, que havia feito um exame para checar o nível de sua Imunoglobulina G (IgG) – que testou positiva em 991. Na ocasião,  Bolsonaro disse que estaria “muito melhor do que o pessoal que tomou a Coronavac”, numa ironia à vacina chinesa produzida em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.


0

Como funciona a Covid

O IgG é uma imunoglubulina, ou seja, um anticorpo, produzida a partir do 14º dia do início dos sintomas da Covid-19. Ele costuma ficar no organismo dos indivíduos por muito tempo, o que faz muita gente sonhar em ter um “IgG positivo“, o que significaria um organismo imune à infecção.

Porém, no caso da Covid-19, ainda não há confirmação sobre o período de proteção que a presença dele garantiria ao paciente.

Bolsonaro está apto a se vacinar contra a Covid-19 desde abril deste ano, porém, tem afirmado que só o fará depois que “o último brasileiro” for imunizado contra a doença.

Apesar de dizer que apresentou sintomas, o presidente não ficou em isolamento social, como orienta o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Nas últimas semanas, Bolsonaro cumpriu expediente normal e de forma presencial, no Palácio do Planalto.

Além de Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão também apresentou diagnóstico positivo para a Covid-19, bem como a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

O post Bolsonaro sobre Covid-19: “Acho que peguei de novo e nem fiquei sabendo” apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.