Cidades do Alto Tietê garantem ter estoque de AstraZeneca para a aplicação da segunda dose contra Covid-19


Secretaria de Estado da Saúde disse que a entrega de 1 milhão de doses do imunizante a SP está atrasada. Aplicação da segunda dose de AstraZeneca não foi interrompida no Alto Tietê.
ALLISON SALES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A maioria das cidades do Alto Tietê garantiu nesta quinta-feira (9) que tem estoque da vacina AstraZeneca para a aplicação da segunda dose do imunizante contra a Covid-19. A situação é diferente da capital, onde, segundo a Prefeitura, 51% dos postos ficaram sem o imunizante.
O governo do estado divulgou uma nota informando que há o atraso na entrega de cerca de um milhão de doses deste tipo de vacina pelo Ministério da Saúde. Já o ministério “não respondeu ao questionamento da reportagem sobre a não entrega de um novo lote para o estado. A pasta afirmou que “antecipou o envio de 315,5 mil de doses da Astrazeneca previstas para serem entregues até 30 de setembro para a aplicação da segunda dose no estado de São Paulo, em 31 de agosto”.
A aplicação da segunda dose da AstraZeneca é realizada com o intervalo de 12 semanas após a aplicação da primeira dose.
Região
As cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano informaram que têm estoque para aplicar a segunda dose.
Já os municípios de Arujá, Salesópolis e Santa Isabel não responderam o G1 até a publicação desta matéria.
A Secretaria de Estado da Saúde diz ter cobrado na última semana o Ministério da Saúde o envio destas doses para dar andamento à imunização, conforme a bula do fabricante e diretriz do Plano Nacional de Imunização e que um novo ofício foi enviado à pasta federal nesta quinta-feira (9).
Além do montante de um milhão de doses, a pasta disse que o estado de São Paulo precisa receber cerca de 3,2 milhões de vacinas da AstraZeneca para concluir os esquemas vacinais até outubro. Desse total, 1,4 milhão precisam chegar até o dia 20 de setembro. Mais 1,27 milhão devem ser recebidas até a primeira quinzena do próximo mês e outras 465 mil até o final de outubro.
Assista a mais notícias do Alto Tietê
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.