Clínica em Salvador realiza mutirão gratuito de atendimento a idosos com catarata; veja como participar


Ação promove exames, consultas e até cirurgias. Atendimentos acontecerão até sábado (18), no Instituto de Oftalmologia da Bahia, localizado no bairro dos Mares. Mutirão de triagem de catarata em idosos é realizado em Salvador; confira
Pessoas com 60 anos ou mais ou pacientes com idade inferior com diagnóstico de catarata podem realizar exames, consultas e cirurgias gratuitas a partir desta terça-feira (14), em Salvador. O Instituto de Oftalmologia da Bahia (IOBA), no bairro dos Mares, realiza pelo menos 100 atendimentos diários voltados a este público-alvo.
Catarata é o procedimento com maior demanda no SUS
O mutirão seguirá até o próximo sábado (18), e tem a expectativa de agendar mais de 300 cirurgias até o final da semana.
Os interessados podem comparecer à sede do instituto, no bairro dos Mares, na Cidade Baixa, tendo em mãos o RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.
Atendimento acontece no Instituto Oftalmológico da Bahia (IOBA), em Salvador
Reprodução/Redes Sociais
Simone Hipólito, uma das médicas oftalmologista responsável pelo mutirão, explicou que a catarata é a principal causa de cegueira tratável no mundo, mas pode ser controlada sendo feito todo o diagnóstico e acompanhamento necessário.
“O IOBA está promovendo a primeira semana de catarata, que ocorre entre hoje e o dia 18, sábado. Os pacientes que chegam vão passar em consulta com oftalmologista e uma vez detectada a catarata, vão passar pelos exames pré-operatório de imediato e sair com a data da cirurgia agendada, explicou.
A médica informou que, para não haver aglomeração na clínica, os atendimentos são realizados de forma distribuída e o IOBA adota os protocolos para evitar contágio pelo Coronavírus. Sendo formado por idosos a maior parte do público-alvo, é necessária maior atenção.
“A meta são 100 atendimentos diários e a expectativa é que a gente tenha 341 cirurgias agendadas, de catarata. A gente toma todos os cuidados, tem todos os protocolos de segurança. Tem um limite diário de atendimentos – 100 por dia, de forma distribuída. Os pacientes que queiram vir, podem ficar tranquilos que estamos trabalhando com bastante segurança em relação à Covid-19”, disse Simone.
Segundo ela, após a primeira consulta, as pessoas saem com uma receita de colírio a data da revisão agendada. Em caso de necessidade de cirurgia, o paciente será encaminhado ao Hospital de Olhos, no bairro da Graça, a unidade conveniada ao IOBA.
Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a clínica pelo telefone 3015-1536.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.
Assista aos vídeos do G1 e TV Bahia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.