Com tornado nos ‘vizinhos’, SC tem alerta para tempestade, granizo e vento de até 90 km/h

A semana começa com dias abafados e fortes pancadas de chuvas e chances de ventos de até 90 km/h e de queda de raios e granizo em grande parte de Santa Catarina.

Nesta segunda-feira (13), há ainda condições para agitação marítima que deve gerar ondas de até 2,5 metros no Litoral catarinense. A passagem de uma frente fria mantém a previsão de tempestades na terça-feira (14).

vento e chuva em SC

Santa Catarina tem previsão de ventos de até 90 km/h junto com tempestades nesta segunda (13) e terça-feira (14) – Foto: Leo Munhoz/ND

Na manhã desta segunda, a Defesa Civil estadual atualizou o alerta para temporais e destacou o estado de atenção na maioria das regiões de Santa Catarina.

A previsão é de que já na tarde desta segunda ocorram temporais do Oeste ao Litoral Sul catarinense, em especial nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul.

O sistema de frente fria avança na madrugada desta terça e mantém a condição de chuva volumosa, que deve ter um volume médio entre 50 e 70mm.

No fim de terça, os temporais retornam, desta vez com destaque para a divisa com o Paraná. Conforme pode ser observado no mapa abaixo, toda a área em laranja tem risco alto para ocorrências associada ao temporal.

Maior parte das regiões de Santa Catarina estão em estado de atenção para tempestades até terça (14) – Foto: Reprodução/Defesa Civil

Ventos podem chegar a 90 km/h em SC

De acordo com a previsão do meteorologista Piter Scheuer, o tempo segue quente e abafado nesta segunda no Estado, e este calor aliado às altas taxas de umidade relativa do ar, e a aproximação de uma frente fria, proporcionam a formação de núcleos convectivos de instabilidades em Santa Catarina.

E é isto que provoca os temporais que devem ser visto no decorrer desta segunda. Segundo Scheuer, as tempestades com raios devem ter destaque entre o Oeste e Meio-Oeste.

“Não pode ser descartado alguns temporais com granizo e vendavais na ordem dos 60 a 90 km/h”, alerta o meteorologista.

Já na terça, Scheuer reforça que a passagem de uma frente fria mantém a previsão de chuva acompanhada de trovoadas. Isso ocorre nos setores do Oeste, Meio-Oeste, Serra e Litoral Sul de Santa Catarina.

Na Grande Florianópolis ao Litoral Norte, o dia terá sol e aumento das nuvens, com chuva e raios principalmente para o período da tarde e noite. Há também risco de temporais isolados com queda de granizo e ventania.

Alerta marítimo

Outro alerta do tempo destacado pela Defesa Civil é referente aos riscos marítimos no Litoral catarinense.

No decorrer desta segunda, a intensificação do vento nordeste no mar, com rajadas de até 80 km/h, gera agitação marítima com picos de onda de 2,5 metros no Litoral Sul do Estado.

Agitação marítima traz ondas de mais de 2 metros em SC – Foto: Reprodução/Defesa Civil

A agitação associada ao vento forte e persistente traz risco para ocorrências na região, segundo a Defesa Civil.

O órgão ressalta que deve-se evitar a navegação e atividade de pesca, assim como a prática de esportes náuticos, ou banhar-se no mar.

Caso as ondas estejam atingindo a orla, os moradores devem evitar caminhar ou pedalar no local.

Risco de tornado nos vizinhos

A previsão do tempo do MetSul alerta que o cenário meteorológico atual em toda a região que envolve Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Argentina, Paraguai e Uruguai é “muito perigoso”.

O modelo próprio de previsão da organização meteorológica indica “uma enorme área com risco extremo de granizo, em que podem cair pedras de variado tamanho”, na área entre o Nordeste da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

Assim, há um cenário “preocupante” para ocorrências de vento “muito intenso e destrutivo em que podem se produzir tornados ou microexplosões atmosféricas”. O MetSul esclarece que tempestades de granizo costumam ser acompanhadas de vento muito forte.

Modelo de previsão do MetSul indica risco de tornados em ‘vizinhos’ de Santa Catarina – Foto: Divulgação/MetSul

“Chama muito atenção os valores de helicidade muito altos com elevados índices de parâmetro significativo de tornados indicados pelo modelo para a tarde e noite da segunda entre o Nordeste da Argentina, o Uruguai, o Sul do Paraguai e o Oeste gaúcho. Tais valores sugerem alto risco de tornados”, conclui a previsão do MetSul.

Até então, não foram registrados riscos de tornados para o Estado de Santa Catarina.

Tempestades com raios e ventos fortes: como se proteger?

A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que, em casos de tempestades com ventos fortes e raios, a população deve buscar um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

Um detalhe importante é que deve-se ficar longe de janelas. Além disso, a indicação é que aparelhos eletrônicos devem ser desligados. O órgão lembra, ainda, que banheiro de alvenaria é um local muito seguro para estas ocasiões.

Na praia, jamais fique na água.

Alagamentos e inundações:

  • Evite contato com as águas e não dirija em locais alagados;
  • Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
  • Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.