Combate a fogo na Chapada dos Veadeiros já conta com 150 pessoas e 3 aeronaves

Goiânia – A região da Chapada dos Veadeiros viu o número de focos de incêndio aumentar nos últimos dias. Com a persistência das chamas, que ameaçam a fauna e a flora do cerrado, o trabalho de contenção já conta com a participação de mais de 150 pessoas e três aeronaves.

O incêndio que começou no domingo (12/9), no Vale da Lua, em Alto Paraíso de Goiás e um dos pontos mais visitados da região, alastrou-se rapidamente e chegou a ter uma linha de fogo de mais de 10 quilômetros.

O trabalho de combate já transcorre o terceiro dia seguido, com participação de 65 bombeiros militares de Goiás, 75 servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nove brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo/Ibama), além de brigadistas voluntários.

O incêndio, nesta terça-feira (14/9), está localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto, deslocando-se entra o Vale da Lua e o Parque Estadual Águas do Paraíso.

A região fica na zona de amortecimento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A grande preocupação é evitar que o fogo se alastre, a ponto de chegar ao interior do parque.

Nesta época do ano, o fogo conta com condições favoráveis para se espalhar rapidamente. Com temperaturas acima de 30ºC, umidade do ar abaixo de 30% – Goiás está com os menores índices do Brasil – e vento com velocidade acima de 55 Km/h, o trabalho de combate torna-se ainda mais difícil.


0

Uso de aviões

Uma das alternativas encontradas para reforçar o trabalho é o uso de aviões Air Tractor, que atuam no despejo estratégico de água em pontos atingidos pelas chamas.

Dois desses aviões estão sendo utilizados, além de um helicóptero do Corpo de Bombeiros que auxilia no transporte das tropas que estão em campo. As equipes estão divididas em quatro frentes de trabalho.

Brigadistas da Rede Contra Fogo, organização não governamental que atua na região e é composta por pessoas que escolheram a Chapada para morar, também, auxiliam no trabalho. Eles estão virando a noite, na tentativa de apagar o fogo.

O post Combate a fogo na Chapada dos Veadeiros já conta com 150 pessoas e 3 aeronaves apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.