Conheça os números da avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, a nova Beira Rio

 

A avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, a nova Beira Rio margem esquerda, é considerada a maior obra de mobilidade contínua já realizada em Brusque, já que outras construções públicas foram realizadas em etapas.

Para a execução dos quatro quilômetros e todos os serviços estruturais foram investidos, até o momento, R$ 24.772.250. A secretária de Infraestrutura Estratégica, Andréa Patrícia Volkmann, fez um resumo das ações. “Foram realizadas escavações e transporte de materiais, a questão de terraplanagem, cortes de taludes, a retirada de solo inservível com solos apropriados para a avenida, a proteção das margens com enrocamento de terra armada, a drenagem que foi feita, os passeio com a ciclovia e a pavimentação asfáltica”, detalha.

Ela explica que atualmente as equipes trabalham na sinalização. “Agora estamos na fase de finalização de sinalização vertical e horizontal, temos um trecho que estamos finalizando, e executamos o paisagismo. Serviços complementares de pontes com prolongamento e construção de novas, a ponte do ribeirão São Pedro, que é uma ponte de 30m que aumentamos o vão para aumentar a vazão. O prolongamento da Mário Olinger, prolongamento da cabeceira com 15,5m. São obras que após a liberação do trânsito, a população vai perceber a importância dela para o desenvolvimento da cidade”, conclui.

Liberação do trânsito

O trânsito na nova avenida da cidade será liberado no domingo, 12, a partir das 17 horas. Antes, o local terá diversas atividades culturais e esportivas. A prefeitura também já divulgou como será o trânsito na margem esquerda da Beira Rio.

Conheça os números

Escavações e transporte de materiais (referência caminhões de 10mil m³)
Escavação para corte taludes – 25,35 caminhões
Escavação mecânica de solos inservíveis – 14,12 caminhões
Recomposição com solos retirados de jazida – 13,80 caminhões
Transporte de material com caminhão – 69, 25 caminhões

Proteção das margens do rio
Enrocamento de pedra detonada, arrumada com escavadeira hidráulica –
diâmetro 0,80 m-1,80 t/m – 6mil 795 caminhões m³

Muro de terra armada
Muro de escama de concreto armado em solo reforçado com fita metálica com
altura de 4,0 a 6,0 – 7.299,00 m² – aproximadamente 1,5 mil metros lineares

Drenagem pluvial
5.831 metros de tubo de concreto armado, classe pa-1, dn 300 mm
222 metros de tubo de concreto armado, classe pa-2, dn 400 mm
160 metros de tubo de concreto armado, classe pa-2, dn 600 mm
249 bocas de lobo simples – grelha de concreto

Pavimentação e passeios
Pavimentação asfáltica 42 mil m² (mais de cinco campos de futebol)
Calçadas 20 mil m² (cerda de dois campos e meio de futebol)
Piso podotátil de concreto – 1.3 mil m²
Meio fio de concreto – quase 12 km

Sinalização vertical e horizontal
Pintura de faixa – tinta base acrílica-espessura de 0,6 mm – 712,8 m²
Pintura de setas e zebrados – tinta base acrílica – espessura de 0,6 mm – 487,19 m²
Tacha e tachão refletivo bidirecional- fornecimento e colocação – 503 unidades
Placas de advertência e regulamentação – 74 unidades

Paisagismo
Plantio de grama em placas – 1.723,81 m²
Hidrossemeadura – 5.584,00 m²

Serviços complementares
Muro concreto tipo hélice contínua – 300 m²
Uma ponte de concreto armado com vão de 30 metros e largura de 16,50 metros
Prolongamento da ponte Mário Olinger com vão de 15,50 metros e largura de 15 metros

Iluminação
Implantação de 130 postes
Instalação de 267 luminárias
Realizada a instalação de 34,2 mil metros de cabos

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