Defensoria Pública e Ministério da Mulher promovem curso sobre cidadania

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) ofertarão o curso on-line “Mais de 10 Anos de Educação em Direitos”. A capacitação é voltada para instituições que atuam na área educacional ou social. As aulas abordarão direitos e deveres voltados à infância, adolescência, juventude, vida adulta e idosos.

No total, serão 12 encontros virtuais feitos pelo Zoom, sempre às quintas-feiras, de 10h às 11h30, a partir do dia 23 de setembro. Também serão tratadas temáticas como o enfrentamento à violência, prevenção ao superendividamento e combate aos golpes bancários, digitais e nos planos de saúde. A proposta é que as entidades participantes possam retransmitir os conteúdos para alunos e professores das instituições.

A iniciativa faz parte das ações previstas no acordo de cooperação técnica assinado entre o Ministério da Mulher e a DPDF, em junho. O curso gratuito também integra a comemoração de mais de uma década de educação para a cidadania no Distrito Federal.


0

Curso

As aulas e materiais didáticos serão disponibilizados pela DPDF. Ao todo, serão 55 direitos abordados. A carga horária dos participantes do curso será de 40 horas, distribuídas em 24 horas de aula e 16 horas de estudo complementar. Haverá emissão de certificado para quem alcançar pelo menos 75% de frequência e entregarem redação manuscrita sobre o tema tratado na capacitação.

As inscrições podem ser feitas nesse link. O conteúdo aborda os direitos da vida e a vida dos direitos, divididos em sete tempos com lançamento periódico ao longo do curso:

  • Nascimento: direito à vida, ao nome, ao registro civil, à saúde, à família, à moradia, à intimidade e privacidade, à liberdade de expressão, à liberdade religiosa;
  • Infância: direito a ser criança e à educação;
  • Adolescência: direito à igualdade (diferenças e discriminação);
  • Juventude: direitos políticos, direito ao trabalho, direito penal, direitos do consumidor, do empreendedor, do contribuinte, direito ao meio ambiente;
  • Adulto: casamento, união estável, dissolução das uniões, direitos dos filhos, dos idosos, violência doméstica e questões de gênero;
  • Idoso: proteção, aposentadoria, morte (direito das sucessões);
  • Proteção: direito ao Judiciário, à Defensoria Pública, ao Ministério Público, aos movimentos sociais.

(Com informações da Defensoria Pública do DF)

O post Defensoria Pública e Ministério da Mulher promovem curso sobre cidadania apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.