Defesa Civil alerta para risco de tempestades ‘severas’ e temperaturas acima de 30°C em SC

Santa Catarina pode registrar tempestades “severas” nas cidades próximas da divisa com o Rio Grande do Sul, do Oeste ao Litoral, a partir da tarde desta segunda-feira (12). Além disso, não está descartada a possibilidade de temperaturas acima de 30°C.

Defesa Civil alerta para a possibilidade de chuvas volumosas em um curto espaço de tempo – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/ND

De acordo com a Defesa Civil estadual, a possibilidade de tempestades ocorre por conta da formação de um sistema de baixa pressão.

O início da manhã e a parte da tarde será de chuva mal distribuída e isolada. Porém, a noite ocorre a chance de temporais com acumulados pontualmente altos em um curto espaço de tempo.

Além disso, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o risco moderado a alto de ocorrências associadas a temporais e chuvas intensas. As temperaturas máximas podem passar dos 30°C nas cidades do Oeste e áreas próximas ao Paraná. O vento será do quadrante Norte e com rajadas entre 50 e 70 km/h. A condição do mar é de pouco agitado.

Chegada de frente fria

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a terça-feira (14) contará com a aproximação de uma frente fria. Dessa forma, a chuva atinge todas as áreas do Estado de de forma mais organizada e com volumes altos em um curto espaço de tempo.

Além disso, segue o risco considerado de moderado a alto para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa. Por conta do tempo chuvoso, as temperaturas caem significativamente em relação aos dias anteriores, com máximas abaixo de 20°C em grande parte das regiões, com exceção das áreas ao Norte do Estado, que ainda esquentam antes da chegada do sistema.

Os ventos sopram do quadrante Norte com rajadas entre 50 e 60 km/h dos Planaltos ao Oeste, virando para Sudoeste ao longo do dia.

Dessa forma, a quarta-feira (15) é de expectativa é que o tempo permaneça instável por conta da passagem da frente fria, com ventos organizados do oceano para o continente. Dessa forma, se mantém a nebulosidade e a condição de chuva em grande parte de Santa Catarina.

Apesar disso, nas regiões do Oeste e áreas próximas do Rio Grande do Sul, a tendência é de enfraquecimento da chuva e curtas aberturas de sol.

Confira as temperaturas para segunda-feira (13):

  • Litoral Norte:  16°C / 28°C;
  • Planalto Norte:  13°C / 30°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 18°C / 29°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 14°C / 28°C;
  • Vale do Itajaí: 15°C / 29°C;
  • Litoral Sul: 16°C / 26°C;
  • Planalto Sul: 8°C / 22°C;
  • Meio-Oeste: 14°C / 28°C;
  • Oeste: 15°C / 28°C;
  • Extremo-Oeste: 18°C / 34°C.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.