Dez corpos são encontrados em imóvel no norte do México

O governo de Zacatecas confirmou nesta quarta-feira (15) que a polícia local encontrou os corpos de dez pessoas em um imóvel deste estado do norte do México, afetado pela violência ligada ao tráfico de drogas.

A descoberta se deveu a uma denúncia anônima sobre a presença de corpos no local, informaram as autoridades em nota.

Os massacres neste distrito do norte do país se multiplicaram nos últimos anos como resultado das disputas entre grupos do crime organizado.

A Mesa Estatal de Construção de Paz e Segurança de Zacatecas – plataforma estatal destinada a atender estas questões – realiza investigações para esclarecer as mortes e identificar as vítimas.

Em Zacatecas operam células do cartel de Sinaloa, presa de disputas e que também disputa com o cartel Jalisco Nova Geração (CJNG) o controle das rotas de trânsito de drogas para os Estados Unidos.

Em 12 de agosto passado, policiais encontraram quatro corpos pendurados na ponte de uma via local e outros dois na via pública do mesmo local.

Antes, em 17 de julho de 2021, oito pessoas estavam em uma festa no município de Pánuco, também em Zacatecas, foram assassinadas.

E em 25 de junho, um confronto entre supostos pistoleiros do crime organizado deixou 18 mortos em uma comunidade afastada do município de Valparaíso, no mesmo estado.

Desde dezembro de 2006, quando o governo federal então comandado por Felipe Calderón (2006-2012) lançou uma polêmica operação militar antidrogas, foram registrados no México mais de 300.000 assassinatos, segundo cifras oficiais que atribuem a maioria destes casos a disputas entre criminosos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.