Dia da Cachaça: saiba onde apreciar o etílico e ter ressaca de cultura

Seja para abrir o apetite, para degustar com calma, ou, ainda, para misturar e fazer drinks, a cachaça está entre as bebidas mais consumidas pelos brasileiros. A birita faz parte da história do país e está presente em quase toda esquina do destino de viagem. Hoje (13/9), comemora-se o Dia Nacional da Cachaça. Para festejar a data, o Metrópoles selecionou cinco destinos com diária a partir de R$ 300 para os amantes da bebida apreciarem uma boa “marvada”.

De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), a aguardente gera um lucro de US$ 15,61 milhões anualmente e existem mais de mil produtores no país. Não à toa, regiões como Ouro Preto (MG), Atibaia (SP) e Paraty (RJ) se destacam na fabricação do “goró”. Por lá, desbravar a água que passarinho não bebe garante uma ressaca de cultura. Afinal, é possível acompanhar todo o processo de fabricação da bebida.

Cachaça
Cachaça e turismo combinam, e os municípios Canela (RS), Atibaia (SP) e Ouro Preto (MG) não provam o contrário

A data

A data é uma iniciativa do Ibrac, de 2009. O dia 13 de setembro foi quando a cachaça foi oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 1661. Por isso, o Dia Nacional da Cachaça busca o reconhecimento e a valorização da bebida como produto típico e símbolo nacional.

A legalização só foi possível após uma revolta popular (Revolta da Cachaça), no Rio de Janeiro. O movimento era contra as imposições da Coroa Portuguesa, que pretendia substituir a bebida pela aguardente típica de Portugal.

Confira cinco destinos que combinam com uma cachaça da boa:

Hotel Pinheiros do Caracol – Canela, Rio Grande do Sul

O frio do Rio Grande do Sul pede uma bebida quente, e a cachaça atende. Assim, os alambiques – aparelho utilizado para a produção de bebidas – espalhados pelo estado atraem muitos turistas, tanto pela destilação quanto pela oportunidade de visitação. Em Canela, além de os visitantes poderem ser guiados por todos os processos de produção da “danada”, contam com restaurantes, empório e até parque ecológico. Uma boa opção de hospedagem na região é a pousada Pinheiros do Caracol. 

Hotel Pinheiros do Caracol, Canela, RS
Pinheiros do Caracol fica em Canela, onde todo o processo de destilação das bebidas pode ser acompanhado

Pousada Girassol – Bonito, Mato Grosso do Sul

Bonito (MS) não se destaca só pelo ecoturismo. Quando o assunto é cachaça, a Fábrica de Encantos Taboa chama a atenção de qualquer viajante. Quem visita a propriedade pode fazer um tour e acompanhar toda a etapa da produção e destilação da bebida. E o melhor fica para o fim, em que ocorre a degustação. Para se instalar bem na cidade, a pousada Girassol se destaca pelos serviços de atendimento, estrutura e lazer.

Pousada Girassol, Bonito, MS
A pousada conquista o turista pelos serviços prestados

Casa de Hospedagem Dlourdes – Ouro Preto, Minas Gerais

Uma das boas opções de passeio em Ouro Preto (MG) é a Cachaçaria Milagre de Minas. Ela é reconhecida no estado pela qualidade excepcional das “branquinhas” e conta com mais de cem rótulos de cachaça. Uma boa dica de hospedagem no município é a casa Dlourdes.

Casa de Hospedagem Dlourdes
A Casa Dlourdes fica na cidade da Cachaçaria Milagre de Minas, que conta com mais de cem rótulos de “branquinhas”

Bourbon Atibaia Resort – Atibaia, São Paulo

Em Atibaia, interior de São Paulo, a Fazenda Paraíso é uma ótima opção para quem quer degustar bebidas artesanais e conhecer a produção delas. O visitante pode acompanhar desde a moagem até o envelhecimento, além de curtir a natureza e o som dos violeiros da Fazenda. Antes do passeio, recomenda-se fazer o check-in no resort Bourbon.

Resort Bourbon, Atibaia, São Paulo
O resort fica na região onde é possível conhecer o processo de produção e degustar bebidas artesanais

Pousada Literária de Paraty – Paraty, Rio de Janeiro

Paraty (RJ) se tornou um lugar importante para a produção de cachaça. A cidade contempla alambiques com bebidas de alto nível. As cachaças Pedra Branca, Paratiana, Coqueiro, Corisco e Engenho d’Ouro se destacam. Antes de dar início às rotas, vale a pena se acomodar na pousada Literária de Paraty.

Pousada Literária, Paraty, RJ
A pousada Literária fica em Paraty, que contempla alambiques com bebidas de alto nível

O post Dia da Cachaça: saiba onde apreciar o etílico e ter ressaca de cultura apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.