Dia do Cerrado é celebrado com ações culturais na Vila de Santa Bárbara, em Augusto de Lima


Cerrado Mapping Festival tem programação gratuita neste sábado (11) e no domingo (12). Cerrado Mapping quer chamar a atenção para a preservação desse bioma
Cerrado Mapping Festival/Instagram
Comemorado neste sábado (11), o Dia Nacional do Cerrado está sendo celebrado com ações culturais promovidas pelo Cerrado Mapping Festival.
O evento está sendo realizado na Vila de Santa Bárbara, em Augusto de Lima (MG), e tem programação gratuita neste sábado (11) e domingo (12). Entre as atrações há curtas metragens brasileiros e documentários sobre o Cerrado Mineiro.
Cerrado é fundamental para evitar racionamento de água e energia no Brasil; entenda elo com a crise atual
Cerrado registra quase 1,9 mil focos de calor a mais que a Amazônia em junho, aponta Inpe
Será que você está ‘errado’ sobre o Cerrado?
“O Cerrado Mapping Festival é um festival de projeção mapeada sobre o cerrado brasileiro e principalmente mineiro. Ele surgiu a partir da iniciativa da organização da qual eu faço parte, que é o Cine de Imagens Comunicação e Educação, em parceria com o Darklight Studio, que é um coletivo de VJD’s e de artistas visuais que trabalham com projeção mapeada no Brasil e em várias partes do mundo, em função da necessidade de chamar a atenção sobre a importância do cerrado, que tem um ecossistema riquíssimo, de uma diversidade enorme e pouco valorizada pela sociedade de uma forma geral”, explica o organizador Bernardo Brant.
Programação
Sábado
– 19h às 20h30 – Mostra Noite de Cinema
Local: Gramado em frente ao Coliseu (ruína da fábrica têxtil do séc. Xix)
– 19h às 21h – Lighting Nature por Darklight Studio
Local: Cânion ao lado da usina hidrelétrica
Reprodução via streaming nas redes sociais do Cerrado Mapping Festival)
Domingo
– 19h às 20h30 – Lighting Nature por Darklight Stúdio
Local: Lajedo da cachoeira
(Reprodução via streaming nas redes sociais do Cerrado Mapping Festival)
“A Mostra Noite de Cinema é o desdobramento do Coletivo Noite de Cinema, que desde 2012 realiza sessões de cinema ao ar livre nas periferias de Belo Horizonte e, agora, no interior. Em 2021, estamos circulando por 28 cidades do interior de Minas Gerais, aqui é a 16ª cidade. A gente exibe filmes brasileiros, filmes premiados, filmes mineiros”, fala Oderval júnior, coordenador do projeto Mostra Noite de Cinema.
Evento está sendo realizado na Vila de Santa Bárbara
Lorena Lemos
Sobre o cerrado
Considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior do Brasil, o cerrado, chamado também de savana brasileira, abrange cerca de 22% do território brasileiro na região central, incluindo Minas Gerais. A fauna e flora do cerrado, que são reconhecidas como as maiores do mundo em biodiversidade
O dia 11 de setembro foi regulamento em 2003 como data para comemorar e também para alertar sobre a importância da preservação deste bioma.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em G1 Grande Minas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.