É #FAKE que áudio com ofensas ao STF e defendendo golpe de estado foi gravado por Modesto Carvalhosa


Jurista nega autoria e condena teor golpista do conteúdo. ‘Jamais fiz ou farei qualquer declaração a favor da quebra do Estado Democrático de Direito e do fechamento das nossas instituições’, diz. Circula em redes sociais um áudio de 13 minutos em que o autor celebra os atos bolsonaristas com pautas antidemocráticas realizados em 7 de setembro, defende um golpe de estado e faz ofensas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O áudio é acompanhado por uma foto do jurista Modesto Carvalhosa e a autoria é atribuída a ele. Mas isso é #FAKE.

G1
Apesar do tom de voz semelhante, é possível perceber diferenças na velocidade da fala e na linguagem ao comparar o áudio falso a entrevistas dadas por Carvalhosa. Além disso, o advogado jamais deu qualquer declaração parecida a veículos profissionais ou postou qualquer conteúdo próximo ao que é falado.
Procurado pelo G1, Carvalhosa diz: “É o verdadeiro sequestro da opinião dos outros. Em vez de ser um sequestro físico, é um sequestro sobre a posição política das pessoas. Então você atribui a uma pessoa ideias que são absolutamente contrárias às suas”.
Ele cobra que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, devolva ao governo federal a medida provisória que dificulta a remoção de conteúdo das redes sociais.
“O problema é que essa medida provisória que foi feita dia 6 pelo Bolsonaro impede que Facebook, Twitter e Instagram retirem isso das redes sociais. Então é muito grave também. Eu acho que a gravidade está não só nas fake news, mas na impossibilidade de remover o perfil dessas pessoas que fazem fake news”, diz.
Carvalhosa também fez em suas redes sociais um post desmentindo ser o autor do áudio. “As redes bolsonaristas lançaram uma inqualificável fake news, com fotografia minha e longo relato propondo um golpe de Estado. Não sou o autor dessa sórdida fraude. Sempre defendi e defenderei o Estado Democrático de Direito”, diz, no Twitter.
“Jamais fiz ou farei qualquer declaração a favor da quebra do Estado Democrático de Direito e do fechamento das nossas instituições. Não sou bolsonarista e não apoio nenhuma das condutas tomadas pelo atual presidente. Rejeito com veemência essa sórdida fraude”, diz, no Facebook.
É #FAKE que Modesto Carvalhosa gravou áudio com ofensas ao STF e defendendo golpe de estado
Reprodução
Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa
Como identificar se uma mensagem é falsa
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Initial plugin text

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.