Em SP, Iris Rezende deve deixar a UTI nas próximas 24 horas, diz boletim

Goiânia – Conforme boletim médico divulgado nesta segunda-feira (13/9), o ex-governador de Goiás e ex-prefeito da capital goiana Iris Rezende, de 87 anos, deve deixar a UTI do Hospital Nova Star, em São Paulo, nas próximas 24 horas. O político será encaminhado para um quarto, onde continuará o trabalho de recuperação.

“O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, 87 anos, deve receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, nas próximas 24h e irá para o quarto, onde dará continuidade à recuperação. Ele tem apresentado uma excelente melhora clínica e já realiza caminhadas pelo corredor do hospital, como parte da fisioterapia”, diz o boletim.

Desde 6 de setembro, o ex-prefeito de Goiânia faz fisioterapia e reabilitação motora, além de estar em dieta oral. Transferido para o hospital Vila Nova Star, em São Paulo, no dia 31 de agosto, ele está assistido pela cardiologista Ludhmila Hajjar.


0

AVC hemorrágico

Iris Rezende ficou internado 26 dias no Instituto de Neurologia de Goiânia, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Ele foi transferido para São Paulo após voltar à UTI em Goiânia para um monitoramento hemodinâmico. Conforme a assessoria, o pedido de transferência foi feito pela família do político. As filhas, Ana Paula e Adriana, acompanharam o pai.

Iris Rezende foi internado no dia 6 de agosto depois de sentir fortes dores de cabeça. Após exames e o diagnóstico de AVC hemorrágico, ele passou por cirurgia, no mesmo dia, para conter o sangramento. Segundo a equipe médica, o procedimento foi bem sucedido.

Desde então, o ex-prefeito já recebeu alta da UTI duas vezes. Após 10 dias de tratamento intensivo, no dia 16/8, ele foi para o quarto pela primeira vez. Já no dia 21, Iris teve um quadro convulsivo e arritmia cardíaca e, por isso, foi novamente levado para a UTI, onde foi também intubado. Rapidamente, melhorou e voltou para o quarto dois dias depois.

Carreira

Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, ao concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Por mais de seis décadas, atuou na vida pública.

De líder estudantil, no fim do anos 1950, a ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi, além de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.

Foi aliado histórico de Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, em 2020, e vitimado pela Covid-19 em janeiro deste ano.

O post Em SP, Iris Rezende deve deixar a UTI nas próximas 24 horas, diz boletim apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.