• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    AGÊNCIA JF | Social - Repositório

Boia cross nos cânions: saiba como curtir esta aventura em santa Catarina

Depois de colocar o capacete, o colete salva-vidas e o calçado fechado, você estará pronto a explorar o rio de uma outra forma: deslizando pelas corredeiras sentado em uma boia inflável feita de câmara de pneu de caminhão e encapada com material apropriado e certificado. Esse é o boia cross. A atividade é procurada tanto por quem gosta de adrenalina quanto por aqueles que apreciam o contato com a natureza.

Foto e boia cross no Rio Canoas, em Praia Grande. Na foto aparecem seis pessoas sentadas em boias azuis. Elas usam colete salva-vidas e capacetes amarelas. Ao redor há vegetação e ao fundo morros verdes Boia cross em Praia Grande ocorre nas águas do Rio Canoas – Foto: Alan Ramos Nichele/South Adventure/Divulgação

Neste último caso, praticar boia cross na cidade de Praia Grande, no extremo Sul de Santa Catarina, tem seu diferencial. Conhecida como “Capital dos Cânions”, enquanto você é conduzido pela água é possível avistar os paredões de alguns. Eles são parte do cenário, que conta também com a Mata Atlântica cercando o percurso.

O município que já dispunha de inúmeros atrativos turísticos, como os famosos voos de balão, trilhas pelos vales dos cânions e cavalgadas por suas encostas, passeios 4×4 até cachoeiras e rapel, a partir deste ano Praia Grande ampliou o leque com o boia cross.

Se você tem vontade, mas tem medo, fique com a gente para ter todas as informações necessárias. Já adiantamos que há diferentes percursos possíveis, incluindo um bem tranquilinho para você relaxar em águas calmas. Saiba tudo sobre o boia cross em Praia Grande e programe-se!

Onde fazer boia cross em Praia Grande?

O lugar onde se pratica boia cross na “Capital dos Cânions” é no leito do Rio Canoas (muito mais conhecido como Rio Mampituba), que passa pela região central do município.

Dependendo do percurso a ser feito no boia cross, o início do trajeto pode ser na comunidade da Pintada, a três quilômetros do Centro, ou então na comunidade Rio do Boi, onde se acessa o Rio Pavão.

Independentemente do caso, o destino final é o mesmo: o Parque Municipal Polo do Bira, conhecido como Balneário Mampituba, para um bom banho nas águas tranquilas do rio.

A empresa responsável pela prática em Praia Grande é a South Adventure, que inclui em seus valores condutor e equipamentos, ambos certificados, e o transporte das pessoas até o local onde começa a aventura.

Como chegar 

Não é preciso ir sozinho às localidades onde o boia cross é feito. A operadora da atividade inclui o transporte das pessoas até lá. Neste caso, o ponto de encontro é a agência de turismo, que fica no Centro de Praia Grande.

Como fazer boia cross em Praia Grande?

Foto de boia cross no Rio Canoas, em Praia Grande. Na foto aparece um homem e uma mulher. Eles estão em cima de duas boias azuis, vestem colete salva-vidas vermelho e capacete amarelo. Ao redor do rio há vegetação

Boia cross no percurso ligth em Praia Grande – Foto: Alan Ramos Nichele/South Adventure/Divulgação

Há três diferentes percursos para se fazer boia cross em Praia Grande. O primeiro deles é o “Light” e como o nome indica é o mais tranquilo de todos. São apenas 1,5 quilômetro de trajeto pelo Rio Canoas, passando por corredeiras de nível 1 (sem ondulações) e nível 2 (poucas ondulações). Por isso mesmo, é indicado para qualquer pessoa.

Ao longo do caminho, você terá vista para a Mata Atlântica e para  os paredões do cânion Malacara. A experiência dura 1h30, incluindo o tempo destinado para se pular na água e relaxar nas piscinas naturais do rio.

O percurso “Turista”, por sua vez, é o mais longo de todos, com 5,2 quilômetros de extensão e duração de 3h30. O trajeto dele também é pelo Rio Canoas, mas como inicia em uma porção mais acima, pega uma maior extensão do curso d’água. Nesta opção e dependendo das condições do tempo, é possível pegar corredeiras de nível 3, aquelas que podem fazer a boia virar.

Agora, se você prefere uma adrenalina extra, seu percurso ideal é o “Aventura”, que o leva a corredeiras de nível 3. São cinco quilômetros de trajeto, que neste caso se inicia no Rio Pavão e se conecta com o Rio Canoas, completando três horas de experiência. Pelo caminho é possível avistar os paredões do vale do Cânion Itaimbezinho.

O percurso Aventura só é feito em condições apropriadas. Se o volume de água for suficiente para a prática no Rio Pavão, significa também que o Rio Canoas está muito mais caudaloso e com formação de corredeiras maiores. Ou seja, ideal para quem quer se aventurar.

Quem pode ou não pode fazer boia cross?

Foto de boia cross no Rio Canoas, em Praia Grande. Na foto aparecem seis pessoas, quatro delas, dois homens e duas mulheres, olham e acenam para fotos. Eles estão em cima de duas boias azuis, vestem colete salva-vidas vermelho e capacete amarelo. Ao redor do rio há vegetação

Não há limite máximo de idade para praticar boia cross em Praia Grande – Foto: Alan Ramos Nichele/South Adventure/Divulgação

A South Adventure,  empresa que opera a atividade em Praia Grande, atende pessoas a partir dos cinco anos, caso os equipamentos de segurança fiquem bem ajustados a elas. Idade limite não há, assim como não é pré-requisito saber nadar (para fazer os dois primeiros percursos).

A prática de boia cross não é recomendada para pessoas cardíacas, com dificuldade de locomoção e mulheres grávidas. No caso do percurso “Aventura”, é necessário saber nadar e ter alguma experiência com práticas como caiaque ou rafting.

Quanto custa fazer boia cross em Praia Grande?

O valor para fazer boia cross em Praia Grande varia de acordo com o percurso escolhido, se o “light”, o “turista” ou o “aventura”. Os preços vão de R$ 100 a R$ 140, respectivamente, por pessoa e podem ser pagos em PIX, dinheiro ou cartão.

Os valores incluem taxa de entrada em propriedades particulares, guia certificado, equipamentos profissionais, transporte de ida e volta e seguro aventura.

Qual a melhor época do ano para fazer boia cross em Praia Grande?

Por conta do calor característico do verão, a maior procura pela atividade é nesta estação do ano. Entretanto, a operadora faz boia cross em todos os meses, independentemente da temperatura. Isso porque eles oferecem aos clientes roupas de neoprene, aquelas emborrachadas usadas também por surfistas e que mantêm o conforto térmico do corpo.

O que você precisa saber antes de praticar boia cross

Um grupo de nove pessoas posam para foto em uma passarela de concreto ao lado do Rio Canoas, em Praia Grande. Elas seguram boias azuis para a prática de boia cross, vestem colete salva-vidas vermelho e capacete amarelo. À frente delas há um caiaque amarelo. No fundo vegetação.

A prática de boia cross em Praia Grande é acompanhada sempre por um instrutor que orienta o grupo – Foto: Alan Ramos Nichele/South Adventure/Divulgação

Para fazer boia cross é obrigatório usar um calçado fechado. Portanto, use tênis. Com relação à vestimenta, não há alguma obrigatoriedade, mas se recomenda roupas leves, como as utilizadas para atividades ao ar livre.

Antes de iniciar , você passará por um treinamento com instruções sobre os equipamentos e conduta na boia, o que inclui como sentar, remar e descer nas corredeiras. Pelo percurso inteiro, o instrutor acompanha o grupo em um caiaque dando todas as orientações necessárias para encarar o trajeto.

Em caso de condições climáticas extremas, como chuva muito forte e tempestade com raio, a atividade é cancelada.

Onde fica e como chegar em Praia Grande?

Praia Grande está localizada no extremo Sul de Santa Catarina, a 285 quilômetros de Florianópolis. A cidade não conta com aeroporto, o mais próximo é o de Forquilhinha, a 100 quilômetros de distância do município. Para quem for de carro, o principal acesso é pela BR-101, com pedágio pelo caminho.

Acompanhe abaixo a distância entre cidades de diferentes regiões e as vias para se chegar até Praia Grande.

  • Distância de Joinville a Praia Grande: cerca de 440 quilômetros. O principal acesso é pela BR-101. Há pedágio pelo caminho.
  • Distância de Blumenau a Praia Grande: aproximadamente 410 quilômetros, via BR-101. Há pedágio pelo caminho.
  • Distância de Florianópolis a Praia Grande: cerca de 285 quilômetros. O principal acesso se dá pela BR-101, com pedágio no percurso.
  • Distância de Criciúma a Praia Grande: aproximadamente 110 quilômetros, via BR-101.
  • Distância de Lages a Praia Grande: 293 quilômetros, pela SC-114.
  • Distância de Chapecó a Praia Grande: cerca de 530 quilômetros. A principal via de acesso é a BR-285.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.