• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Florianópolis recebe peça de teatro premiado com atriz famosa em todo o mundo

A partir desta quarta-feira (22) até esta sexta-feira (24) Florianópolis será palco de uma apresentação premiada com atriz conhecida internacionalmente. A peça “Ficções” será apresentada no Teatro Ademir Rosa e contará com a presença de ninguém menos que Vera Holtz.

Florianópolis será palco de peça de teatro

Peça em cartaz em Florianópolis traz cultura para a cidade – Foto: Divulgação/Ficação/ND

Só para se ter uma ideia, a peça já acumulou 31 indicações e os prestigiosos prêmios Shell e APTR (Associação de Produtores de Teatro) de Melhor Atriz e Melhor Música para Federico Puppi, e para a renomada atriz Vera Holtz que está de volta ao centro das atenções.

Idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima e habilmente escrito e encenado por Rodrigo Portella, “Ficções” tem como ponto de partida o best-seller “Sapiens – Uma breve história da humanidade”, do respeitado professor e filósofo Yuval Noah Harari, cujas vendas ultrapassaram a marca impressionante de 23 milhões de cópias em todo o mundo.

A trama convida o público a refletir sobre a própria existência, mergulhando nas fronteiras entre o real e o inventado, questionando por que a humanidade persiste em sua jornada incerta.

Em um espetáculo multifacetado, Vera Holtz desempenha papéis variados, tanto a partir da obra literária quanto das criações de Rodrigo Portella. Cantando, improvisando, dialogando com Harari, brincando e instigando a plateia, Holtz interage de maneira única com o músico Federico Puppi, autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco.

Às vezes, ela é a narradora, outras vezes, ela própria, a atriz, fala diretamente ao público.

“Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, destaca a atriz. “O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada”, completa Vera Holtz.

Compra de ingressos

Os ingressos custam de R$ 19,50 a R$ 180 e podem ser comprados antecipadamente neste link. 

A classificação indicativa do espetáculo, que começa às 21h, é de 12 anos e a apresentação dura 80 minutos.

A história da peça em cartaz em Florianópolis

Publicado em 2014, o livro de Harari argumenta que a singularidade humana reside na capacidade de inventar, criar ficções e imaginar coletivamente, possibilitando a cooperação de milhões de pessoas. “Ficções” levanta a questão crucial: estamos utilizando nossa característica mais singular para construir narrativas que conduzam a uma vida coletiva mais significativa?

Com mais de 50 mil espectadores desde sua estreia em setembro de 2022 no Rio de Janeiro, seguido por uma bem-sucedida temporada em São Paulo em janeiro deste ano, o espetáculo continua a percorrer cidades brasileiras, encantando e provocando reflexões.

Mais de 50 mil espectadores já assistiram à peça, que fez sua estreia em setembro de 2022 na capital carioca, seguiu para São Paulo em janeiro deste ano e percorreu outras cidades brasileiras.  - Divulgação/Ficação/ND

1
4

Mais de 50 mil espectadores já assistiram à peça, que fez sua estreia em setembro de 2022 na capital carioca, seguiu para São Paulo em janeiro deste ano e percorreu outras cidades brasileiras. – Divulgação/Ficação/ND

Apresentação promete arrancar alegria dos fãs - Divulgação/Ficação/ND

2
4

Apresentação promete arrancar alegria dos fãs – Divulgação/Ficação/ND

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2023, Vera Holtz sobe ao palco do Teatro Ademir Rosa para encantar o público com o espetáculo

3
4

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2023, Vera Holtz sobe ao palco do Teatro Ademir Rosa para encantar o público com o espetáculo “Ficções”. – Divulgação/Ficação/ND

Idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima e habilmente escrito e encenado por Rodrigo Portella,

4
4

Idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima e habilmente escrito e encenado por Rodrigo Portella, “Ficções” tem como ponto de partida o best-seller “Sapiens – Uma breve história da humanidade” – Divulgação/Ficação/ND

“Eu queria fazer uma peça que fosse espatifada, não é aquela montagem que é uma história, que pega na mão do espectador e o leva no caminho da fábula. Quis ir por um caminho onde o espectador é convidado, provocado a construir essa peça com a gente. É uma espécie de jam session. É uma performance em construção, Vera e Federico brincam com tudo, com os cenários, tem uma coisa meio in progress”, diz Rodrigo Portella, criador da peça.

A interlocução dramatúrgica de Bianca Ramoneda, Milla Fernandez e Miwa Yanagizawa contribuiu significativamente para moldar a obra. Rodrigo destaca:

“Mesmo sem colaborar diretamente no texto, elas foram acompanhando, balizando a minha criação, foram conversas que me ajudaram a alinhar a direção, o caminho que daria para o espetáculo”, finaliza.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.