Exigência de passaporte da vacinação no RJ pega turistas de surpresa

Rio de Janeiro – No primeiro dia de vigência do decreto da Prefeitura do Rio que exige apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 em locais de uso coletivo, visitantes tiveram problemas ao acessar pontos turísticos nesta quarta-feira (15/9).

A norma estabelecida pelo prefeito Eduardo Paes, válida para cariocas e turistas brasileiros ou não, exige o “passaporte da vacina”, por meio da caderneta física de vacinação, carteira digital do ConecteSUS ou pelo papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde. Também são aceitos os certificados internacionais.

Entre os que tiveram problemas por causa da novidade, estão turistas que tentaram visitar o Cristo Redentor. As amigas Fernanda Gueretz, de 26 anos, Thalitta Borba, 28, e Heloísa Gregol, 24, por exemplo, praticamente perderam o passeio.


0

 

As amigas estavam com a viagem planejada desde fevereiro e o primeiro passeio estabelecido pelas paranaenses foi justamente o Corcovado.

“Não fomos avisadas pela agência de viagens, nem pelo hotel. Só descobrimos quando chegamos aqui e o aplicativo pede uma senha que a gente não lembra”, conta Gueretz. Ela tinha como próximo destino o bondinho do Pão de Açúcar, que também exige o passaporte.

No fim de agosto, quando foi apresentado o decreto, Paes se antecipou sobre possíveis entraves com turistas.

“Se a pessoa é de uma parte do Brasil e quer visitar o Rio para passar férias, agora em setembro ou outubro, será muito bem-vinda. Mas saiba que, para frequentar a cidade, será cobrada a sua carteira de vacinação”, ressaltou.

O documento é obrigatório para a entrada em cinema, academia, estádio e outros estabelecimentos de uso coletivo. A intenção é incentivar a população a se imunizar contra a Covid-19. Quem tomou apenas a primeira dose e espera pela segunda precisa mostrar que ainda não chegou a sua vez.

O post Exigência de passaporte da vacinação no RJ pega turistas de surpresa apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.