• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ibama e PRF destroem avião, caminhonete e suprimentos de garimpos ilegais em Roraima


Itens estavam em pistas de pouso irregulares usadas como apoio logístico ao garimpo ilegal, na região de Iracema, ao Norte de Roraima. Ações aconteceram no sábado (6) e neste domingo (7). Agentes do Ibama e PRF apreenderam avião e suprimentos de garimpos ilegais neste domingo (7), em Roraima.
Arquivo pessoal
Agentes do Ibama e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) destruíram um avião, uma caminhonete, uma motocicleta e suprimentos usados por garimpeiros ilegais para chegar à Terra Indígena Yanomami. As ações aconteceram no sábado (6) e neste domingo (7), em pistas de pouso irregulares na região de Iracema, município ao Norte de Roraima.
Nesse sábado (6), os órgãos abordaram uma aeronave, mas o piloto decolou em fuga após avistar os helicópteros do Ibama. No local da abordagem, foram encontrados uma caminhonete e combustível.
Já neste domingo, os agentes interceptaram um avião de pequeno porte que estava sendo abastecido com mantimentos, equipamentos e peças de máquinas que seriam levados para o garimpo ilegal na TI Yanomami.
Os suspeitos foram abordados no momento em que a aeronave era abastecida, mas conseguiram fugir dos agentes ambientais. O combustível estava sendo transportado de maneira irregular e o avião também estava com documentos irregulares.
A aeronave, o combustível, os suprimentos, a caminhonete e uma motocicleta, que estavam sendo utilizadas no abastecimento, foram apreendidos pelos agentes. Os itens foram queimados no local.
LEIA TAMBÉM:
Ibama e PF destroem mais três aeronaves usadas por garimpeiros na Terra Yanomami
Mulher é encontrada morta em área de garimpo, e Terra Yanomami registra 14ª morte violenta em uma semana
Alertas de garimpo ilegal na Terra Yanomami reduzem para 96,6% em 2023, aponta Polícia Federal
O garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami utiliza-se das aeronaves como principal forma de transporte de suprimentos, produtos e pessoas, por isso, em operações contra atividade ilegal, agentes destroem as aeronaves apreendidas.
As ações fazem parte da Operação Xapiri, do Ibama em parceria com a PRF, Funai e demais agências governamentais O objetivo é extinguir o garimpo no interior da Terra Indígena Yanomami.
Desde o dia 20 de janeiro, a Terra Yanomami está em emergência de saúde pública devido ao cenário de desassistência a indígenas que, impactados pelo avanço do garimpo ilegal, enfrentam doenças como malária e desnutrição. Desde então, o governo Federal atua para frear a crise com envio de profissionais de saúde, cestas básicas e desintrusão de garimpeiros do território – este último tem como linha de frente o Ibama, PF, Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal.
Aeronave e suprimentos estavam em pistas de pouso usadas como apoio logístico ao garimpo ilegal, em Roraima.
Arquivo pessoal
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.