Grêmio inicia o returno precisando dobrar o aproveitamento

No dia 23 de maio o Grêmio comemorou o tetracampeonato gaúcho com Tiago Nunes como técnico. A conquista, que não acontecia há 33 anos não dava pistas do que viria pela frente. Uma semana depois, derrota na estreia do Campeonato Brasileiro contra o Ceará, fora de casa, por 3 a 2.

Tricolor volta a enfrentar o Ceará na abertura do returno – Foto: Lucas Uebel/Gremio FBPA

Segunda rodada, contra o Flamengo, jogo adiado. Isso é ruim ou bom?

Ok, tropeçar no primeiro jogo acontece. O que não é muito comum, para um clube como o Grêmio, é tropeçar no segundo (0 x 1 Athlético Paranaense) e no terceiro (0 x 1 Sport). Quinta rodada, jogo com o Cuiabá, adiado. Neste momento, Grêmio líder absoluto do campeonato, se a tabela for virada ao contrário…

Sexta rodada, 24 de junho, quarto jogo. Empate com o Santos. Primeiro ponto no Campeonato Brasileiro um mês depois do título gaúcho. Em seguida, novo empate, com o Fortaleza. Dois pontos. Agora vai!

Outras duas derrotas, sendo uma no clássico gaúcho contra o Juventude (0 x 2), foram demais para o treinador, que foi dispensado após perder em casa para o Atlético Goianiense (0 x 1). Décima rodada, sem treinador derrota esperada contra o Palmeiras, 2×0. A lanterna fica mais forte, e a luz no fim do túnel, cada vez menor….

Mais da metade do primeiro turno já foi, Grêmio sem vitórias e apenas 2 pontos. No jogo seguinte, Luiz Felipe Scolari estreia em sua quarta passagem pela casamata tricolor é em um Grenal. Zero a zero, três pontos e ainda a lanterna. Segura firme!

Na décima segunda rodada, décimo jogo, finalmente a primeira vitória. Um a zero contra o Fluminense. Seis pontos, e o time deixa a lanterna depois de dez rodadas. É o décimo nono.

Tricolor supera o Fluminense e conquista a primeira vitória. – Foto: Lucas Uebel/Gremio FBPA

Empate com o América Mineiro (1 x 1) e derrota para o Bragantino. Na 13ª rodada o Grêmio chega a sete pontos, a frente apenas da Chapecoense, que é quem é derrotada pelo Tricolor na 14ª. O jogo com o São Paulo, primeiro com um futebol razoável, empate até os 45 do segundo tempo. Um gol no apagar das luzes selou a vitória do tricolor paulista, 2 a 1.

Se aproximando do final do turno o Grêmio alcança duas vitórias seguidas. Primeiro no jogo atrasado com o Cuiabá (1 a 0), e depois contra o Bahia, em casa, 2 a 0. Décima sétima posição e 16 pontos após dois bons resultados. O melhor momento até aqui.

No meio da semana, o duro 4 a 0 do Flamengo após um bom primeiro tempo, na Arena, pela Copa do Brasil. Tentando se reerguer e manter o foco, o Grêmio joga melhor, mas acaba derrotado pelo Corinthians na 18ª rodada dos jogos de ida do Brasileirão 2021.

A 19ª rodada foi parcialmente adiada devido à convocação de jogadores para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Grêmio e Atlético Mineiro têm jogadores convocados, e o jogo e postergado. Há jogos, porém, entre os times sem convocados. Vitórias de Bahia e Cuiabá deixam o Tricolor a cinco pontos de escapar da zona de rebaixamento.

O resultado deste primeiro turno é que, mesmo com dois jogos atrasados, a vitória contra o Ceará neste domingo é indispensável. E a luta contra o rebaixamento promete ser longa.

CAMPANHA DO RETURNO

Estatísticas indicam 44 pontos (38,6%) como suficiente para o Grêmio escapar do rebaixamento em 2021. Para isto, o Tricolor precisará marcar 28 pontos em 21 jogos (19 rodadas do returno mais dois jogos atrasados). Para alcançar a meta serão necessárias nove vitórias (praticamente metade dos jogos). Cada vitória a menos significará três empates a mais.

Uma vitória, em casa, contra o Ceará neste domingo já fará a campanha do returno ser melhor que metade do turno. Empate ou derrota, no entanto, complicará bastante a situação tricolor.

A partir deste domingo, nas matérias pós-jogo o ND+ trará, jogo a jogo, a comparação entre a campanha do Grêmio no turno e no returno, quantas rodadas faltam, quanto falta para os 44 pontos e o que é necessário para alcançar a pontuação para se livrar do rebaixamento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.