“Há espaço para Alckmin no PSDB”, diz articulador da campanha de Doria

São Paulo – Articulador de João Doria dentro do PSDB e responsável por emplacar o vice-governador Rodrigo Garcia na sucessão do Executivo paulista, o secretário de Desenvolvimento Regional do estado, Marco Vinholi, tenta minimizar as divergências dentro da legenda. Com migração de Garcia do DEM para o PSDB, começaram os rumores de que o partido havia ficado pequeno para o ex-governador Geraldo Alckmin.

Em entrevista ao Metrópoles, Vinholi diz que ainda há espaço para Alckmin na legenda. A expectativa é que o ex-governador deixe o ninho tucano, mas não há uma definição sobre o futuro partido; entre as hipóteses, consta a filiação ao PSD para possivelmente concorrer ao governo de São Paulo.

“Eu espero que ele fique. Há espaço para o Geraldo no partido. Ele tem uma importância muito relevante para todos nós, dedicamos todo o respeito a ele. Sem dúvida, há espaço para ele no partido.”

O secretário ressalta que está aberto um “processo democrático de prévias” para ser candidato ao governo do estado e que Alckmin pode participar, caso deseje. Garcia é o único inscrito até agora.

Ao mesmo tempo, porém, Vinholi aposta as fichas na “renovação” do partido, e diz que Doria já conquistou o estado de São Paulo, inclusive as regiões onde Alckmin tem mais força historicamente.

“Eu vejo a militância animada, trabalhando com muita força, e querendo construir essa candidatura [de Doria] à Presidência da República. Sem demérito nenhum ao Geraldo, mas, na questão das prévias, hoje disputam João Doria, Eduardo Leite, Arthur Virgílio e Tasso Jereissati. O que eu vejo aqui no estado de SP é uma enorme vitória do Doria.”

Apesar da crise que envolve um dos nomes mais tradicionais do PSDB, Vinholi garante: “O partido vive seu melhor momento em São Paulo”. Com 37 anos e filiado ao PSDB desde os 18, ele exalta a renovação na legenda desde a chegada de Doria – de quem se diz um “soldado”.

Vinholi tem acompanhado Doria em viagens pelo estado e pelo país por apoio nas prévias, e aposta que a aprovação do atual governador pela militância, ao menos em São Paulo, é grande.

“A executiva estadual declarou por unanimidade o apoio ao governador João Doria. O partido do município de São Paulo já tinha feito na semana passada, e é algo que vem crescendo”, diz.

Atual secretário de Desenvolvimento Regional do estado de São Paulo, Marco Vinholi já foi deputado estadual e não pretende se candidatar para qualquer cargo público no ano que vem. A intenção é dedicar-se totalmente a ajudar Doria e Garcia em suas campanhas.

“Farei o que o governador João Doria me escalar para fazer no ano que vem. Sou soldado do governador João Doria nesta grande batalha que é o processo de construção da alternativa chamada terceira via, melhor via para presidente da República. E evidentemente para o nosso candidato ao governo do estado”, diz.


0

Oposição a Bolsonaro

Segundo Vinholi, o PSDB paulista vai participar da manifestação convocada para este domingo (12/9), na Avenida Paulista, contra o presidente Bolsonaro. O secretário lembra que a direção do partido em São Paulo já se posiciona pela oposição ao presidente há mais de um ano, o que só foi feito pela direção nacional na última quarta-feira (8/9). Para o presidente estadual do partido, foi uma decisão “acertada”.

“Nós defendemos a ida do PSDB para oposição tem mais de um ano. É algo pelo qual vínhamos lutando, já nos posicionamos várias vezes. É muito significativo o tema ter sido aprovado por unanimidade o partido ir para a oposição. Sem dúvida, é um divisor de águas deste processo que vive o partido nacionalmente”, avalia.

Para Vinholi, porém, é necessário que o partido defenda o impeachment nacionalmente. “O primeiro passo foi dado. Nós aqui em São Paulo iremos à manifestação do dia 12, pois entendemos que o ‘Fora Bolsonaro’ é o posicionamento mais correto, neste momento de ataque às instituições e à democracia brasileira”, diz.

 

O post “Há espaço para Alckmin no PSDB”, diz articulador da campanha de Doria apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.