Helicóptero da Polícia Militar é enviado para auxiliar no combate a incêndios no Sul do Piauí


Além desse helicóptero, uma aeronave do Estado do Maranhão está prevista para chegar na região ainda neste sábado para realizar o lançamento de água nos pontos onde os bombeiros estiverem atuando. Aeronave enviada pela PM para auxiliar no combate ao incêndio
Divulgação /PM
Um helicóptero da Polícia Militar do Piauí foi enviado neste sábado (11) para o Sul do estado para ser usado no combate ao incêndio que atinge a Zona Rural do município de São Raimundo Nonato e a região da Serra das Confusões.
“Ele vai decolar, fazer o levantamento dos focos de incêndio e, em seguida, lançar as equipes nesses pontos para elas fazerem o combate do fogo”, informou o coronel João Costa, do Corpo de Bombeiros do Piauí.
O piloto da aeronave, tenente-coronel J, afirmou ao G1 que ela ficará na região o tempo que for necessário. “É uma helicóptero modelo Robson 44, que vai trabalhar mais na área do reconhecimento dos focos de incêndio”, disse.
Além desse helicóptero, uma aeronave do Estado do Maranhão está prevista para chegar na região ainda neste sábado para realizar o lançamento de água nos pontos em que as equipes estiverem atuando para controlar o fogo.
Áreas com focos de incêndio neste sábado (11)
Divulgação /Corpo de Bombeiros
“Ela tem a capacidade de 500 L por voo. Foi um pedido feito ao comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão”, comentou o coronel João Costa.
LEIA TAMBÉM
Como enfrentar o tempo seco e a poluição das queimadas?
Piauí tem a 5ª maior quantidade de focos de incêndio do país em setembro
Bombeiros controlam incêndio nas serras na divisa entre Piauí e Ceará após 16 dias
Em São Raimundo Nonato, o incêndio se concentra no assentamento Serra dos Gringos, a 10 km do Parque Nacional Serra da Capivara. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, André Landim, o fogo não ameaça o parque.
Incêndio no assentamento Novo Zabele é extinto nessa sexta-feira (10)
Divulgação /Corpo de Bombeiros
“O fogo subiu rapidamente na quinta-feira (9) e está bem avançado. Equipes estão sendo deslocadas para o assentamento Serra dos Gringos e por hora o incêndio não ameaça o parque, mas a zona urbana”, explicou o gestor.
O fogo no município iniciou no dia 7 de setembro e chegou atingir casas e propriedades. Conforme a prefeitura, as famílias atingidas estão sendo cadastradas para receber um auxílio. Ainda não há informações de quantas pessoas serão beneficiadas.
O Corpo de Bombeiros da Bahia foi acionado para reforçar o combate ao fogo, que avançou nesta sexta-feira (10) em direção à zona urbana de São Raimundo Nonato.
Focos de incêndio no Piauí
Incêndio atinge zona rural de São Raimundo Nonato e ameaça Parque Nacional da Serra da Capivara
André Pessoa
O Piauí concentrou nos primeiros nove dias de setembro quase 8% do total de focos de incêndio registrados no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ao todo, já foram 776 focos de queimadas registrados no estado.
A cidade de Pimenteiras, cidade a 260 km de Teresina, liderou em quantidade de focos de incêndio registrados nos primeiros dias do mês: 74 focos, sendo 9,5% do total registrado no estado. Segundo a prefeitura do município, a região tem sido monitorada frequentemente para combater o fogo.
“A Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente, os brigadistas e o Corpo de Bombeiros estão fazendo de tudo, 24 horas, para conter o avanço do fogo no município”, informou a prefeitura de Pimenteiras.
Veja as últimas notícias do G1 Piauí
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.