Ibaneis entrega certificados a 796 alunos capacitados pelo Renova-DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou, na manhã desta sexta-feira (10/9), da formatura dos alunos do programa de capacitação Renova-DF de Samambaia e Ceilândia.

O evento ocorreu no ginásio do Sesi de Taguatinga, na QNF 24. No total, 796 alunos vão receber os certificados de conclusão do programa. Foram pouco mais de três meses de ensinamento e execução de serviços em espaços públicos nas duas regiões administrativas.

Dos formandos pelo programa, 40% são de mulheres, além de 50 imigrantes venezuelanos. Na oportunidade, o governador do DF fez a entrega simbólica de certificados.

“Sabemos da importância do Sistema S na formação profissional. Recebi o meu primeiro diploma emitido pelo Sistema S, que era aceito em qualquer lugar que você fosse buscar emprego”, disse o governador.

“Estamos em um momento de retomada da nossa economia. Reunimos todo o sistema da construção civil com as secretarias do GDF para pedir que as empresas que prestam serviços para o governo contratem, dentro da Secretária de Trabalho, vocês (formandos). O emprego para vocês será a satisfação da missão cumprida”, comunicou o governador.

“Fica o pedido para o secretário de Economia para que inclua no nosso orçamento do próximo ano recursos para que esse programa seja tocado durante todo o ano de 2022. Temos de chegar a 100 mil profissionais qualificados aqui no DF por meio dessa parceria com o Senai”, concluiu Ibaneis.

O presidente do Sistema Fibra, Jamal Bittar, participou do evento. “Esse programa é de um valor tão grande que deveria ser copiado pelo governo federal. Uma ação do GDF na qual nós somos os executores, com o objetivo de dar capacitação com renda a essas milhares de pessoas”, afirmou.

Os cursos foram aplicados pelo Senai-DF. O secretário de Trabalho do DF, Thales Mendes, comemorou a formação das primeiras turmas. “Isso aqui não é só uma formatura. É um momento de reconhecimento. O Renova-DF é somente um pedacinho de todas as ações sociais que esse governo vem realizando”, pontuou.

“Esse programa não é para dar dinheiro para ninguém. É para dar dignidade para as pessoas”, acrescentou o secretário.

Reformas em mais de 90 espaços

Em sua primeira etapa, iniciada em março, o Renova-DF revitalizou 92 espaços públicos. Foram 53 em Samambaia e 39 em Ceilândia. Desde parquinhos infantis até locais como o estádio Rorizão, em Samambaia, e a movimentada Feira Central de Ceilândia.

O planejamento é levar o projeto a mais três cidades no segundo ciclo, que deve começar logo após a formatura.

Sobre o Renova-DF

Capacitar profissionais, facilitar o ingresso no mercado de trabalho e reformar espaços públicos são alguns dos objetivos do Renova-DF. Os participantes recebem salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Os alunos devem ter frequência e aproveitamento igual ou acima de 80% para receber os auxílios e o certificado de conclusão de curso. Os que ficarem acima desse percentual poderão participar, gratuitamente, de qualquer outra formação oferecida pelo Senai-DF.

O post Ibaneis entrega certificados a 796 alunos capacitados pelo Renova-DF apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.