Incêndio no Hospital Regional de Santa Maria é contido por bombeiros e brigadistas

O incêndio ocorrido no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) terminou contido sem vítimas, apenas com danos materiais. Equipes do Corpo de Bombeiros utilizaram câmeras térmicas para detecção de pontos quentes, avançando, assim, com as linhas de mangueira no subsolo da edificação.

As primeiras equipes de bombeiros relatam terem encontrado muita fumaça saindo pelo subsolo do hospital, que se deslocava para a área do pronto-socorro. Esta área foi evacuada, resultando em oito pacientes transportados para o Hospital do Gama.

De acordo com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), órgão administrador do hospital, o princípio de incêndio foi identificado pelos brigadistas, que atuam permanentemente no hospital.

O sistema de prevenção de incêndio (sprinklers) do edifício foi acionado e os bombeiros também utilizaram os preventivos fixos- os hidrantes de parede- no combate, o que ajudou na extinção do incêndio, além de equipamentos de ventilação da corporação para a retirada da fumaça do ambiente.

“Imediatamente, os cinco profissionais (brigadistas do Hospital) da equipe deram início ao protocolo, que consistiu em começar e combater o fogo usando todo o sistema disponível no hospital. A unidade conta com mangueiras modernas e hidrantes com pressurização, sprinklers (dispositivos que esguicham água), portas corta fogo que foram substituídas no início de 2021, extintores todos dentro da validade, entre outros dispositivos.”, declarou, em nota, o Iges-DF.

Assessor da Superintendência do HRSM, Fúlvio Gouveia Fontana destacou que, além dos serviços dos brigadistas, o Santa Maria mantém um serviço permanente de vistoria e de manutenção dos equipamentos.

“Todos os certificados de revisão de quadros de energia estão em dia, assim como o sistema de combate a incêndios foi testado e revisado”, garante, acrescentando que a direção do hospital aguarda agora o laudo do Corpo de Bombeiros para identificar a causa do princípio de incêndio.

O post Incêndio no Hospital Regional de Santa Maria é contido por bombeiros e brigadistas apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.