Infográfico: Saiba como identificar abelhairaí, que chega a dividir espaço no ninho com formigas


Abelha nativa e social tem como característica a timidez, os olhos verdes e as antenas vermelhas. Uma abelha nativa sem ferrão com ocorrência em Santa Catarina, que tem como característica a timidez, os olhos verdes e as antenas vermelhas, é a Nannotrigona testaceicornis, do gênero Trigonini.
Segundo o Guia de Identificação e Características da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), a espécie tem como particularidade o fato de que, na maioria das colônias, não ocupa todo o espaço disponível no oco ou caixa, delimitando o espaço ocupado com uma placa de cerume.
O espaço excedente, separado pela placa de cerume, é frequentemente ocupado por formigas.
LEIA TAMBÉM:
Espécies nativas e sociais: criação de abelhas sem ferrão em casa ganha adeptos em SC
Conheça a abelha que constrói entrada de ninho no formato de boca de sapo
“Durante o dia, normalmente ficam várias abelhas sentinelas na parte interna do canudo da entrada do ninho, e formam uma coroa. Elas têm esse comportamento de se esconderem ao perceber qualquer movimento”, explica o técnico em agropecuária Ivanir Cella, que é extensionista rural na Epagri e presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc).
A abelha iraí está entre as 27 espécies de abelhas sem ferrão que compõem o levantamento feito pela equipe de apicultura e meliponicultura da Epagri, em 2011. Ela está presente em todo estado, com maior abundância na região Oeste.
Veja abaixo o infográfico sobre as abelhas iraí:
Iraí é uma espécie de abelha sem ferrão com ocorrência em Santa Catarina
Ben Ami Scopinho/ NSC
VÍDEOS: Mais assistidos do G1 SC nos últimos dias
Veja mais notícias do estado no G1 SC
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.