Jovem passa dois anos nas ruas de SP ouvindo histórias de amor e transforma os relatos em livros


Michael Xavier, de 25 anos, se inspirou em clipe musical e criou projeto para escutar histórias de amor desconhecidas há cinco anos. Jovem formado em letras escreve livro com histórias de amor
Michael Xavier, de 25 anos, escreveu o livro “Escuto sua história de amor” com uma coletânea de histórias reais que escutou nas ruas de Santos, no litoral de São Paulo. O jovem escritor iniciou o projeto há cinco anos e passou quase dois indo todos os dias para as ruas da cidade com uma placa e uma cadeira para escutar histórias.
Formado em letras, o autor do livro disse que o pontapé inicial para o projeto de escutar histórias de desconhecidos foi o videoclipe da música “Só sei dançar com você”, da cantora santista Tulipa Ruiz. Na produção, um homem vai para a rua com uma placa com a frase ‘Escuto sua história de amor’ e espera por desconhecidos interessados em compartilhar suas histórias amorosas.
Michael, então, decidiu trazer essa ideia para o mundo real. Em entrevista ao G1, ele conta que pegou um banco da casa da avó dele e fez uma placa com a mesma frase utilizada no videoclipe. “Eu esperava que alguém compartilhasse sua história, mas ao mesmo tempo torcia para que ninguém se aproximasse”, comentou. Os primeiros dias, segundo ele, foram os que mais sentiu vergonha.
“As pessoas tiravam fotos minhas e não sabia como reagir”, relatou o jovem sobre o início do projeto.
Jovem de 25 anos escutou histórias de amor desconhecidas e transformou em livro
Arquivo pessoal
Com o passar dos dias, entretanto, o jovem, na época com 16 anos, foi se tornando conhecido na região do Gonzaga, onde rotineiramente ficava com seu banco e cartaz aguardando por pessoas com histórias para contar. Ele comenta, então, que a vergonha foi sumindo com o tempo.
Em paralelo, o autor do livro disse que compartilhava atualizações sobre o projeto em suas redes sociais. Dessa forma, ao mesmo tempo em que ele se tornava conhecido fisicamente, na web o projeto também foi ganhando reconhecimento, o que inclusive influenciou algumas pessoas a entrar em contato com ele para convidá-lo a participar de saraus e eventos devido ao projeto criativo.
Em entrevista ao G1, Michael comenta que, desde inicio do projeto, ele já pensava em reunir histórias para um livro. Há dois anos, em 2019, o jovem finalizou a escrita do livro. Ele comenta que as histórias inseridas em “Escuto sua história de amor” foram selecionadas com base na diversidade dos enredos, porque foram milhares de histórias compartilhadas.
Michael Xavier aguardando por pessoas a compartilhares histórias de amor
Arquivo pessoal
Impacto social
O jovem formado em letras comenta que percebeu na prática a diferença que ter alguém para escutar pode fazer na vida de alguém. Ele relata que já lhe perguntaram se teria que pagar para contar as histórias amorosas. “Espero que, de alguma forma, tenha feito a diferença na vida de alguém. Às vezes, o que precisamos é de alguém para nos escutar”, pontua.
Michael ainda relatou ao G1 que acredita que o projeto tenha atingido maiores proporções pela liberdade das pessoas em desabafar com alguém desconhecido. “Muitos comentaram que só estavam compartilhando as vivências comigo por não me conhecer”, conclui.
O autor do livro disse ter passado, também, por situações tensas e conflituosas na fase prática do projeto. “Uma vez uma mulher estava brigando com um homem na rua, viu a placa e veio falar comigo. Ela contou que estava a caminho da delegacia porque o então companheiro arrancou um chumaço de cabelo dela durante uma briga e ela estava com o cabelo na mão. Nesse dia percebi que posso ter tido um papel muito significativo na vida dela, porque ela desabafou comigo antes de ir denunciar uma briga tão forte”, finalizou.
Michael Xavier em rua de Santos, SP
Arquivo pessoal
VÍDEOS: G1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.