‘Jovens Programadores’: UFU oferece curso de programação de computadores


Inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira (15); veja critérios e cronograma. Inscrições podem ser feitas até 15 de setembro
Alfred Muller/Pixabay
A Universidade Federal Federal de Uberlândia (UFU) está com inscrições abertas para o curso ‘Programação de Computadores’, que é oferecido dentro do Programa Jovens Programadores (JP). O ensino será de forma remota e sem nenhum custo. O público-alvo é estudantes que estejam entre o 9º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio.
Os interessados podem se inscrever até 15 de setembro; as aulas começam no próximo dia 20. O programa é aberto para candidatos de todo o Brasil, mas os moradores das cidades de Monte Carmelo, Ituiutaba, Patos de Minas e Uberlândia terão prioridade na seleção. As vagas das novas turmas são destinadas também para quem já teve contato com programação.
JP
O programa surgiu em 2016, por iniciativa de docentes da Faculdade de Computação (Facom) no Campus Monte Carmelo. A universidade passou a financiar o JP em 2018, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Ainda em 2018, as aulas passaram a acontecer na UFU, atendendo alunos das redes de ensino municipal, estadual e privada da cidade, segundo informações de Lívia Fernandes, acadêmica do curso de Sistemas de Informação da UFU e monitora do JP.
De acordo com Lívia, a proposta é que os participantes sejam mais do que usuários de tecnologia, mas também protagonistas no desenvolvimento delas, independente da área de atuação.
“Os maiores objetivos do JP são estimular e desenvolver nos jovens da educação básica o comprometimento com o estudo; o raciocínio lógico e matemático; o entendimento dos conceitos de causa e consequência; o encadeamento de ideias; e o conhecimento tecnológico.”, disse.
O programa conta com a participação de docentes da Facom, nas funções de coordenadores de projetos, e de discentes, como instrutores, além do apoio de técnicos administrativos.
Durante o período de isolamento social, devido à pandemia de Covid-19, o programa decidiu ofertar o curso de forma remota. “Se houve algum aspecto positivo na pandemia, cujas proporções e prejuízos jamais poderíamos imaginar, foi a possibilidade de nos reinventarmos fora do nosso espaço físico e hoje podermos oferecer essa importante oportunidade para jovens das outras cidades em que a UFU está presente e, caso ainda haja vagas disponíveis, para pessoas de todo o país. Apesar desse momento difícil, a organização do JP não desistiu daquilo que acredita: que a formação tecnológica dos jovens é uma ferramenta poderosa de transformação social”, ressaltou.
Inscrições
Existem quatro condições para participar do curso:
ser aluno regularmente matriculado em escolas de ensino básico, preferencialmente, públicas;
cursar o o 9º ano do ensino fundamental ou 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio;
ter computador com acesso à internet, microfone e webcam para participar das aulas;
ter a autorização do pai ou responsável legal para se inscrever e participar do curso.
Durante a inscrição, é obrigatório que o aluno envie um comprovante de matrícula escolar, em formato PDF ou JPG.
Conteúdo
Todo o conteúdo do curso será gravado e disponibilizado para os alunos, sendo que, durante o semestre, eles ainda terão à disposição um acompanhamento e suporte para poderem realizar as tarefas propostas pelos professores.
“Durante o semestre, vamos ter videoaulas, lives para resolução de exercícios e acompanhamento.”, convida e explica a monitora.
Cronograma
Período de inscrições: 23/08/2021 a 15/09/2021
Período do curso: 20/09/2021 a 17/12/2021
Quantidade de vagas: 100
Mais informações no site do programa Jovens Programadores.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.