Juiz de Fora inicia vacinação em adolescentes nesta terça-feira

A partir desta terça-feira (14), a Prefeitura de Juiz de Fora inicia a campanha de vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. Inicialmente, serão vacinadas, ao longo desta semana, grávidas e puérperas de 12 a 17 anos. Também receberão o imunizante adolescentes com autismo, síndrome de Down e paralisia cerebral. Este último público, entretanto, será vacinado exclusivamente nesta terça.

Para as grávidas e puérperas, a aplicação da primeira dose será com o imunizante da Pfizer e acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência, das 8h às 11h e de 13h a 16h, ou no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA), das 8h às 16h.

Anteriormente, a vacinação das grávidas e puérperas com e sem comorbidades e maiores de 18 anos já estava sendo realizada. Agora, conforme as orientações do Ministério da Saúde (MS) e do Governo do estado, a imunização se amplia para as adolescentes com idades entre 12 e 17 anos.

Além das grávidas e puérperas, adolescentes com autismo, síndrome de Down e paralisia cerebral, com idades entre 12 e 17 anos, também serão vacinados nesta terça-feira na Associação de Livre Apoio aos Excepcionais (Alae). A imunização deste público ocorre entre 8h e 16h. A vacinação desses grupos na Alae tem por objetivo facilitar o acesso aos imunizantes, além de garantir maior agilidade ao processo de vacinação para estes adolescentes.

O que levar

Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto (originais e cópias), como o documento de identidade (RG) e o comprovante de residência. Além disso, as grávidas devem levar o cartão do pré natal. Já as puérperas precisam de um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou o registro de alta hospitalar pós parto.

Já os adolescentes com autismo, síndrome de Down e paralisia cerebral deverão ter laudo que comprove a condição, além de originais e cópias de documento de identificação com foto, como documento de identidade e comprovante de residência.

Idosos com 85 anos ou mais recebem dose de reforço

Os idosos de 85 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose contra a Covid-19 há pelo menos seis meses já podem receber a dose de reforço em Juiz de Fora. Nesta terça-feira, a vacinação deste público acontece no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 16h, e em dez UBSs de referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h. A vacinação para este público, conforme a PJF, seguirá ao longo desta semana. Estes idosos deverão apresentar o cartão de vacina comprovando o recebimento das duas doses anteriores, além de documento de identificação com foto.

Segunda dose para trabalhadores da educação e público em geral

As segundas doses continuam sendo aplicadas na cidade. Os trabalhadores da educação com 18 anos ou mais continuam podendo receber a segunda aplicação no Sport Club, das 8h às 16h. As segundas doses de Coronavac para o público geral são aplicadas no mesmo local e horário, para as pessoas com data de retorno no dia 14 deste mês ou anterior, enquanto a segunda de Pfizer é oferecida no Sesc, das 8h às 16h, também para pessoas que devem receber o imunizante no dia 14 de setembro ou data anterior. As segundas doses de AstraZeneca, destinadas às pessoas com data de retorno no cartão de vacina no dia 7 de setembro ou data anterior, podem ser encontradas no Sport, das 8h às 16h.

No caso das segundas doses de trabalhadores da educação, deve ser apresentado o cartão de vacina comprovando o recebimento da dose inicial, um documento de identificação com foto e o comprovante de vínculo com creche, escola ou faculdade de Juiz de Fora, como contracheque, carteira assinada, declaração da escola ou outro documento, podendo ser o mesmo apresentado no recebimento da primeira dose. As demais pessoas que vão receber a D2 ou a dose complementar precisam apresentar apenas o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, como documento de identidade ou carteira de motorista.

Primeira dose para público acima de 18 anos

A vacinação de primeira dose continua em Juiz de Fora para o público com 18 anos ou mais que, por qualquer motivo, não tenha buscado a vacinação anteriormente. As pessoas de 18 anos ou mais podem ir ao Sesc ou em uma das dez UBSs para receberem a dose inicial contra a Covid-19.

Devem esperar

Quem se vacinou contra a gripe deve esperar pelo menos 14 dias para receber o imunizante contra a Covid-19. No caso de diagnóstico de Covid-19, é recomendado esperar ao menos 30 dias entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber a vacina.

O post Juiz de Fora inicia vacinação em adolescentes nesta terça-feira apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.