Low carb, a dieta cetogênica vive seu auge. Mas ela ajuda a emagrecer?

Desenvolvida no século 1920 pelo médico Russel Wilder para tratamento da epilepsia, a dieta cetogênica tende a se tornar a mais importante atualmente, segundo pesquisa com nutricionistas e nutrólogos dos Estados Unidos.

Esse modelo de alimentação permanece na primeira posição em uma lista apurada pela Pollock Communications, agência americana de relações-públicas especializada no atendimento a empresas do setor de alimentos.

Segundo eles, o protocolo tende a “reinar” no futuro por ter sido adotado por famosos, como Adele, e garantir uma expressiva perda de peso.

Mas, como funciona?

A dieta consiste em uma drástica redução na ingestão de carboidratos (até 10% desse nutriente, cinco vezes menos do que indicado em dietas saudáveis) e com proporções maiores de gorduras e proteínas.

O objetivo em diminuir a ingestão de carboidratos seria o de alcançar o estado de cetose (queda dos estoques de glicose no organismo) para, então, o corpo utilizar seu combustível por meio da gordura estocada.

No cardápio da keto, como é conhecida em inglês, é possível encontrar gorduras saudáveis e proteínas, enquanto pães, doces e alimentos industrializados são proibidos.

Contudo, nem tudo são flores: alguns estudos sugerem que o excesso de gordura ingerido por quem adera à cetogênica pode ser prejudicial ao fígado e aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.

Além disso, se o indivíduo não for bem orientado por um nutricionista, de nada vale a estratégia, pois é necessário que exista restrição calórica para que se alcance emagrecimento, e a gordura contém mais calorias que o carboidrato.

Se não houver um bom planejamento alimentar, a estratégia não fará milagre. O rápido emagrecimento pode servir de estímulo para a adesão de um estilo de vida saudável, porém, não se mostra sustentável a longo prazo. Como toda dieta, ela não é indicada para todos. Consulte um médico ou nutricionista para maiores orientações.

Abaixo, confira algumas orientações para comer de maneira saudável:


0

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

 

O post Low carb, a dieta cetogênica vive seu auge. Mas ela ajuda a emagrecer? apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.