Lula diz que tinha influência “quase zero” no governo Dilma

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que teve influência “quase zero” no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Ele deu a declaração no podcast Mano a Mano, no qual o rapper Mano Brown entrevista convidados de diversas áreas. O programa está disponível no Spotify.

“De 0 a 100, qual foi a participação do Lula no governo Dilma?”, questionou Brown. “Do ponto de vista da influência, foi quase zero”, respondeu Lula. Em seguida, ele acrescentou: ” Rei morto, rei posto, isso de achar que ex[-presidente] manda, [não manda] nada”.

O ex-presidente Lula governou o país entre 2003 e 2010. Dilma foi sua ministra das Minas e Energia e depois da Casa Civil. ela acabou sendo escolhida por Lula para disputar a presidência pelo PT em 2010. Dilma venceu a eleição e também a seguinte, em 2014, antes de sofrer o impeachment, em 2016.

No segundo mandato de Dilma, quando a operação Lava-Jato ameaçava prender Lula, foi aventada a ideia de Lula ser ministro no governo Dilma, o que daria foro privilegiado a ele, tirando o caso das mãos do ex-juiz e ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro Sergio Moro.

“Quando a Dilma me chamou pra ser ministro, eu disse que não cabe dois presidentes no palácio, é um só. Não cabem dois”, declarou Lula. Ele acabou aceitando a indicação, na esperança de reverter a já quase terminal situação do governo da aliada, e chegou a participar da cerimônia de posse. no Palácio do Planalto Logo depois, entretanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) impediu que ele se tornasse ministro.

O post Lula diz que tinha influência “quase zero” no governo Dilma apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.