MELASMA: O QUE É, CAUSAS, COMO PREVINIR E TRATAR

Muitas pessoas possuem umas manchas escuras principalmente no rosto conhecidas como melasma.
Uma disfunção que incomoda muito as pessoas que ela acomete e que precisa de muitos cuidados diários para não haver piora.

Antes de falar sobre como cuidar  e como são os tratamentos para melasma precisamos entender do que ela se trata.

 

 

 

O que é melasma?

 

O melasma é uma mancha escura que surge pelo corpo, principalmente no rosto em áreas como testa, bochechas e buço. Em sua maioria acometem as mulheres e surgem devido a uma agressão sofrida pelo queratinócito, célula que compõe a maior parte da nossa epiderme, uma das camadas superficiais da nossa pele, emitindo sinais para o melanócito, célula responsável por produzir melanina (hiperpigmentação na pele, ou seja, manchas escuras) pois tem ação anti-inflamátorio. O melanócito então produz uma barreira como proteção para a sua pele, e daí surge o melasma.

 

CAUSAS

As causas dessa hiperpgmentação podem ser várias, como:
– Exposição solar sem proteção;
– Problemas hormonais;
– Uso de alguns medicamentos;
– Fatores genéticos;
– Vapor quente;
– Cortisol elevado;
– Entre outros.

 

 

Existem alguns tipos de melasma:

 

– Melasma epidérmico: Quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme, que é a camada superficial da pele.

– Melasma dérmico: Caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.

– Misto: Quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.

 

Como prevenir

O uso do protetor solar é indicado para todas as pessoas e vai ajudar a evitar o aparecimento do melasma, então o que podemos fazer para sua prevenção é evitar a exposição solar. Para quem já tem a tendência a ter o melasma deve tomar ainda mais cuidado usando filtro solar de boa qualidade e lembrando de retocá-lo várias vezes ao dia.
Quem sabe que pode ter a tendência do melasma  pode pedir uma orientação médica para ajudar a amenizar os dados, por exemplo, fazendo reposição hormonal e evitar anticoncepcionais.

 

Tratamento

 

Os tratamentos para melasma variam, mas é importante que o paciente sempre se proteja contra os raios ultravioleta e a luz visível, como por exemplo o uso de filtro solar com cor. Temos também  procedimentos para o clareamento e uso de medicamentos tópicos e orais.

Para iniciar o tratamento é necessário cuidar da proteção contra os raios solares aplicando um bom protetor solar com fator de proteção (FPS) mínimo de 30 nas regiões expostas do corpo. É importante que o paciente dê preferência para os que oferecem proteção contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B. O filtro ajuda a estabilizar os benefícios do tratamento.

Existem procedimentos estéticos que vão ajudar no clareamento e controle do melasma, como microagulhamento onde conseguimos fazer um Drug Delivery, ou seja, fazemos uma permeação de ativos clareadores. Temos também peelings químicos e físicos.

Em alguns casos o profissional pode indicar em conjunto o uso de nutracêuticos em conjunto com o tratamento para potencializar os resultados, como Vitamina C.

 

 

Vale resaltar que todos os procedimentos vão ajudar no clareamento e controlar o melasma, mais não tratar por completo pois ele não há cura. E esse tratamento para seu controle deve ser feito constantemente com cuidados Home Care, utilizando produtos adequados no seu dia a dia e sempre utilizando o protetor  solar e evitar a exposição solar.

 

Procure um profissional para te orientar sobre o que será melhor para o seu caso, tanto como prevenção como para tratamento. Não existe receita para ser usada em todas as pessoas com melasma, cada caso é único e precisa ser individualizado.

O post MELASMA: O QUE É, CAUSAS, COMO PREVINIR E TRATAR apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.