Moradores fazem abaixo-assinado e cobram ações contra assaltos na Avenida Adelmo Perdizza em Ribeirão Preto


Local é alvo de ações de criminosos, que se escondem em vegetação no entorno para interceptar motoristas. No fim de agosto, Câmara aprovou requerimento para instalação de câmeras no local. Criminosos usam vegetações às margens da Avenida Adelmo Perdizza, em Ribeirão Preto, SP, para surpreender motoristas
Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Preto
Moradores de um condomínio residencial em Ribeirão Preto (SP) fizeram um abaixo-assinado para reivindicar à Prefeitura mais segurança na Avenida Adelmo Perdizza, alvo de frequentes ações de criminosos.
O documento virtual, que já contava com mais de 1,5 mil assinaturas até a última sexta-feira (10), traz ao poder público exigências como melhoria na iluminação e instalação de alambrados às margens da avenida. (Veja abaixo detalhes).
LEIA TAMBÉM:
Motoristas usam aplicativo de mensagens para alertar sobre roubos na Avenida Adelmo Perdizza
Ex-jogador dá carona e é morto após reagir a assalto em viaduto próximo à Adelmo Perdizza
Segundo os moradores do condomínio Estação Primavera, localizado na própria Adelmo Perdizza, as recentes obras de duplicação e construção de ciclofaixa na via, que visavam proporcionar lazer e melhores condições de locomoção, são ofuscadas pelo medo causado por roubos.
O local é continuação da Avenida Caramuru, entre os bairros Jardim João Rossi e Jardim Marchesi, tem cerca de um quilômetro de extensão e é muito utilizado para motoristas que vão em direção à Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira (Anel Viário Sul) e no sentido oposto, de acesso à cidade.
Porém, os assaltantes aproveitam a vegetação no entorno para se esconder e surpreender os motoristas.
Veja a lista de exigências dos moradores:
Iluminação “eficiente”: para iluminar áreas laterais da Avenida Adelmo Perdizza, onde há vegetação;
Tela tipo alambrado na extensão lateral de baixo da Avenida Adelmo Perdizza: para “proteger e preservar a vegetação e os animais que habitam às margens do córrego Ribeirão Preto e evitar o trânsito de pedestres e insegurança”;
Bloqueio com cerca sobre barragem às margens da avenida: “está sendo utilizada indevidamente como ponte, colocando em risco a vida dessas pessoas”. Proteção seria para evitar a passagem de pedestres.
Requerimento aprovado na Câmara
Além do abaixado-assinado, vereadores de Ribeirão Preto aprovaram, em sessão da Câmara Municipal no último dia 31 de agosto, um requerimento que determina a realização de um estudo por parte da Prefeitura para a aquisição e instalação de câmeras de segurança na Avenida Adelmo Perdizza.
O documento, de autoria do vereador Elizeu Rocha (PP), foi aprovado por 19 votos favoráveis e nenhum contrário.
Nele, o parlamentar considera os frequentes assaltos na avenida e diz que o monitoramento por câmeras de segurança tende a diminuir a criminalidade.
Ao G1, Rocha confirmou que terá uma reunião com o prefeito de Ribeirão, Duarte Nogueira (PSDB), na próxima quarta-feira (15) para debater o assunto.
Vereadores aprovaram requerimento para instalação de câmeras de segurança na avenida
Allan S. Ribeiro/Câmara de Ribeirão Preto
O que dizem as autoridades
Procurada, a Prefeitura disse que as obras de melhoria na avenida beneficiam diariamente cerca de 1,6 mil motoristas nos horários de pico.
Além disso, a Secretaria de Obras afirmou que a iluminação pública está adequada às normas vigentes da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e que segue o mesmo padrão de todas as avenidas da cidade.
Por fim, explicou que cercas que existiam antes das obras foram refeitas da mesma forma. Porém, segundo a administração municipal, as áreas em questão são particulares, e a colocação de alambrados fica a critério do proprietário.
Já a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP) ressaltou que os policiais trabalham de forma ostensiva para combater todas as modalidades criminosas na região de Ribeirão Preto e que o patrulhamento realizado pela Polícia Militar é reorientado e intensificado com base nos boletins de ocorrência.
Assim, reforça que o registro do boletim é importante para a investigação e para a orientação do policiamento.
O G1 também questionou a concessionária Entrevias, que administra o trecho, sobre ações para prevenir crimes no local, mas ainda não obteve retorno.
Adelmo Perdizza passou recentemente por obras de duplicação e construção de ciclofaixa
Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Preto
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.