Oferta de estágio no ensino superior mais do que dobra em setembro de 2021 no RS


Cerca de 2,7 mil vagas estão disponíveis, segundo o CIEE, 105% a mais do que o mesmo mês do ano passado. Serra reúne a maior parte das oportunidades. Vagas de estágio para ensino superior dobram em 2021 no RS
A quantidade de vagas abertas para estágio no ensino superior segue crescendo no Rio Grande do Sul. Segundo o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), as ofertas mais do que dobraram em comparação com setembro do ano passado: são mais 2,7 mil oportunidades abertas, um crescimento de 105%.
“No ano passado, até em função do que vivemos, uma parte bastante forte da pandemia, as atividades estavam relativamente paradas e as vagas não armaram durante o ano de 2020. Agora, já no início de 2021, com a melhora, houve um crescimento, e no segundo semestre ainda mais significativo”, diz o CEO do CIEE, Lucas Baldisserotto.
Professora especialista em carreiras, Manoela Ziebell diz que o mercado reaquecido também é uma oportunidade de fazer boas escolhas. E, quem sabe, ser efetivado na vaga.
“Na sala de aula, a gente só vai aprender aspectos teóricos. Pode até aprender a como desenvolver habilidades, mas quando a gente vai para a prática, a gente efetivamente desenvolve competência. E nesse cenário que a gente está agora, com boas chances de efetivação, com profissionais com menos experiência, é o momento ideal para eles conseguirem encontrar oportunidades, daqui a pouco concluir um estágio e já estarem colocados no mercado de trabalho”, aponta.
Maioria das oportunidades na Serra
Os cursos de direito, pedagogia, administração e ciências contábeis contemplam o maior número de vagas abertas. A maioria, em empresas da Serra.
A estudante de direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Lilian da Rosa é estagiária há nove meses em um escritório de advocacia de Encantado, no Vale do Taquari. Para ela, é a oportunidade que precisava de testar na prática o que vem aprendendo na universidade.
“Agora, fazendo estágio, eu consigo compreender e acompanhar os professores no que eles estão ensinando, consigo raciocinar junto. Nas aulas, o professor fala em peticionar nisso, naquilo outro. Agora eu, opa, fiz lá no escritório, já consigo juntar, ir melhor nos trabalhos. Com certeza está me ajudando muito”, avalia.
O estágio dela é supervisionado pela advogada Bruna Toldo, que acredita que ambos os lados cresçam com a oportunidade.
“Estávamos precisando de alguém para nos auxiliar, e ela também, com a parte do conhecimento e da prática jurídica, que é fundamental para um estudante que pensa em seguir uma área do direito, da advocacia. Ter a prática, viver o escritório, o que acontece, lidar com os prazos, que é a nossa realidade, é muito importante”, afirma Bruna.
Vagas de estágio no ensino superior mais do que dobram em setembro no RS
Reprodução/RBS TV
Vídeos: RBS Notícias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.