Opas aponta queda de casos de Covid na América do Sul

Representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) informaram, nesta quarta-feira (15/9), que a América do Sul passa por um momento de declínio de casos e mortes por Covid-19.

A informação foi dada pela diretora da Opas, Carissa Etienne, em coletiva de imprensa. Ela afirma que o resultado da América do Sul segue em direção contrária aos números de todas as Américas, que relataram aumento de 20% em novos casos.

Segundo Etienne, na última semana, cerca de 1,4 milhão de casos e 23,3 mil mortes relacionadas à Covid-19 foram notificadas no continente.

De acordo com o gerente de incidentes da Opas, Sylvain Aldighieri, o declínio na América do Sul se deve ao fim do pico de transmissão do vírus na região.

“Os picos significativos de transmissão ocorreram na América do Sul no primeiro trimestre de 2021, e depois, a partir de junho, geraram a imposição de medidas estritas de saúde pública em vários países, especificamente nas regiões demográficas onde havia um aumento da transmissão. Isso tem gerado menos mobilidade e menos impacto na transmissão”, informou.

Aldighieri também afirmou que a redução no número de casos tem relação com a sazonalidade da doença. Ele lembra que as curvas epidemiológicas de Influenza, por exemplo, têm um comportamento semelhante às de Covid.

Desde o começo da pandemia é observado um mosaico de perfis epidemiológicos diferentes entre as sub-regiões da América. A situação de queda de novos casos na América do Sul se deve a uma combinação de vários fatores.


0

O gerente também cita o aumento na porcentagem de vacinados contra a Covid em diversos países da América do Sul. Aldighieri pontua que mais de 230 milhões de pessoas receberam ao menos uma dose, e que 132 milhões estão completamente imunizadas.

“Além disso, países como Chile e Uruguai têm uma cobertura nacional muito boa, acima de 60, 70%. Outros países estão seguindo rapidamente a sua cobertura vacinal, assim como Equador, Argentina e Brasil, entre outros. E com uma cobertura acima dos 30%”, conclui.

Aumento nas Américas

A diretora Carissa Etienne afirmou que países como Estados Unidos e Canadá são responsáveis pelo aumento de 1/3 das infecções na América do Norte.

“Na província canadense de Alberta os casos de Covid dobraram na última semana e os hospitais estão enfrentando uma escassez crítica de pessoal. Os EUA estão relatando mais de 100 mil novas infecções diárias pela primeira vez desde janeiro”, ressalta.

A diretora pontua que a distribuição igualitária de vacinas é um dos maiores desafios para frear o avanço do coronavírus nas Américas.

 

 

O post Opas aponta queda de casos de Covid na América do Sul apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.